Foi Encarnação (Selma Egrei) e não Afrânio (Antônio Fagundes) quem mandou matar o capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) em “Velho Chico”. A confissão acontece a Padre Benício (Carlos Vereza). De acordo com o blog Telinha do jornal Extra, a matriarca conta que o filho sabe que foi ela quem assassinou o amigo da família Dos Anjos. “Eu ia assumir isso, mas Afrânio não permitiu, me fez jurar que não iria contar isso para ninguém… e nunca contei!”, diz ela.
Encarnação diz a Padre Benício que mandou matar o capitão porque Afrânio não resolveu o problema com ele: “Eu pedi, pedi e pedi pra Afrânio cuidar dessa briga, mas ele não teve peito pra fazer o que era preciso… precisou fazer eu! Se ele não morresse, teria extinto os de Sá Ribeiro da lembrança desse mundo para sempre! Era ele ou nós!”.
Padre Benício fica chocado: “A senhora não pode achar certo o que fez?…”. Ela diz que não se orgulha e que foi uma medida extrema. “E a senhora achou que a vida de um homem era menos importante que o prestígio de um nome?”, pergunta ele. “Minha vida é menos importante que esse nome! A vida de Jacinto (Tarcísio Meira), assim como a de Afrânio e todos que vieram antes e virão depois de nós também! Porque a dele não seria?”, responde ela, deixando o padre mudo.