Ao lado do coronel Jacinto (Tarcísio Meira), Encarnação (Selma Egrei) dedicou sua vida para manter o nome e a tradição da família Sá Ribeiro na cidade de Grotas. Com a morte do marido e a chegada de Afrânio (Antonio Fagundes), ela precisou tomar a frente dos negócios até que seu herdeiro pudesse assumir o lugar do pai. Durante os 30 anos que se passaram, muitas escolhas tiveram que ser feitas e hoje, ao observar o seu império desmoronar e ver Afrânio dar espaço a Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), ela decide propor uma aliança a Bento (Irandhir Santos) com o objetivo de destruir o novo Saruê.
Com a ajuda de Cícero (Marcos Palmeira), a matriarca vai até a igreja da cidade para uma conversa com o vereador. Sem entender os motivos que a levaram até ali, Bento questiona o interesse dela: “A senhora quer derrubar o novo coronel? As razões de nossa luta são bem diferentes”. Encarnação ressalta que a família Sá Ribeiro já não manda mais nada na cidade e pede que Bento poupe apenas os membros de sua família. Em troca, oferece a ele toda a documentação que comprova os desvios da prefeitura. “Sei que vocês investigaram o esquema na prefeitura. E sei que não foram adiante porque não sabem mais onde procurar. Se for atrás desses nomes, vai encontrar o que procura”, explica. Bento vê a possibilidade de acabar com o esquema, mas fica indeciso quando ela pede que poupe sua família e não conte nada a Martim (Lee Taylor).
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de quinta-feira, dia 8. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.