Santo (Domingos Montagner) decide reunir todos os cooperados para abrir o jogo sobre o futuro da cooperativa. Com a ajuda de Lucas (Lucas Veloso) e Bento (Irandhir Santos), ele pede para que os colaboradores entendam que para retomarem o trabalho, é essencial que cada um se comprometa com o projeto. Após o incêndio provocado por Cícero (Marcos Palmeira), muitos contratos se perderam e alguns aproveitaram a oportunidade para tentar fechar negócio com o coronel Saruê (Antonio Fagundes). Agora só resta a palavra de todos.
Para a surpresa de Bento e Santo, o discurso emocionado surte um rápido efeito. Em um dia normal de trabalho, Silas (Eduardo Carneiro Ceará), um dos cooperados, aparece com seus contratos em mãos e confirma o acordo que fez no passado. “Aqui são os contrato que tinha. Não é tudo, mas é o que tinha guardado em casa. No fim tem as conta de tudo que tenho empenhado mais a cooperativa”. Santo verifica os papéis, admirado com a atitude dele. “Silas… Eu num tenho nem o que dizê”. Quando caminham até o lado de fora da cooperativa observam a aproximação de muitos associados e todos com os seus contratos em mãos. Santo e Bento assistem àquilo sem acreditar no que veem.
As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo de quinta-feira, dia 19. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.