Desde criança, Cícero (Pablo Morais), o filho de Clemente (Julio Machado) e Doninha (Barbara Reis), nutre um sentimento enrustido por Maria Tereza (Julia Dalavia), a filha do patrão e sua melhor amiga. A menina, porém, sempre foi apaixonada por Santo dos Anjos (Renato Góes), o primogênito de Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), inimigos declarados dos de Sá Ribeiro. Oito anos se passaram desde a procissão de São Francisco, e o jagunço, cego de ciúmes, resolve entregar as fugas amorosas da neta de Encarnação (Selma Egrei) a Afrânio (Rodrigo Santoro).
Tomado pela fúria, o coronel decide tirar satisfações com Tereza. Nem mesmo Encarnação consegue conter a fúria do filho, que praticamente arrasta a jovem até seu quarto. Chegando ao local, ele exige: “Você vai dizer onde é que você tava, Tereza… E aí de você que minta para mim!”.
Tereza revela ao pai que estava na cachoeira com Santo e declara seu amor pelo rapaz: “Quer você queira, quer não, nós dois vamos nos casar!”. É o suficiente para que Afrânio perca o controle e ameace: “Você vai aprender, de uma vez por todas, a me respeitar!”. Doninha e Encarnação, que ouviam a discussão do lado de fora, ficam agoniadas.
A cena vai ao ar nesta terça-feira, 29/3.