Portal MSN

MSN

Economia? Globo reaproveita cenário de Família é Tudo em Volta por Cima

Fachada de cenário da novela das sete anterior foi vista na atual produção do horário

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Fachada da Fundação Todos Humanos, de Família é Tudo, em cena de Volta por Cima
Fachada da Fundação Todos Humanos, de Família é Tudo, em cena de Volta por Cima – Foto: Reprodução/TV Globo

Em tempos de vacas magras, a Globo tem se mostrado cada vez mais econômica. Tanto que o reaproveitamento de cenários tem se tornado uma prática cada vez mais comum em suas novelas.

- Continua após o anúncio -

O espectador mais atento notou isso em Volta por Cima. A sequência em que Osmar (Milhem Cortaz) e Joyce (Drica Moraes) se encontram e são seguidos por Violeta (Isabel Teixeira), exibida nos capítulos de terça (16) e quarta-feira (17), foi rodada na cidade cenográfica de Família é Tudo (2024), novela das sete anterior.

Na cena, foi possível enxergar, com clareza, a fachada da Fundação Todos Humanos, instituição tocada por Vênus (Nathalia Dill), protagonista da trama de Daniel Ortiz que chegou ao fim em setembro deste ano.

- Continua após o anúncio -

+ Cariúcha fala o que pensa de Paolla Oliveira e não poupa críticas: “Soberba impressionante”

Reaproveitamento de cenário

Nas cenas de Volta por Cima, Osmar e Joyce marcam um encontro às escondidas, mas são seguidos por Violeta, que colocou um rastreador no namorado. Assim, ela flagra o encontro dos ex-namorados e observa tudo de seu carro.

- Continua após o anúncio -

Depois que Osmar sai, Violeta pede que Cacá (Pri Helena), sua comparsa, dê um corretivo em Joyce. Assim, a capanga passa com o carro próximo à dondoca e dá um tiro em sua perna.

Toda a cena foi gravada na cidade cenográfica de Família é Tudo, que ainda está de pé nos Estúdios Globo. Por medida de economia, a emissora evita ao máximo rodar cenas fora de seus estúdios, daí o reaproveitamento cada vez mais comum de cidades cenográficas de novelas.

+ Cotado para o BBB25, Lucas Lucco desabafa após perder trabalhos por polêmica com nude: “Nunca imaginei”

No horário nobre

Mas não foi apenas o cenário de Família é Tudo que voltou a ser visto na Globo recentemente. A emissora resgatou há pouco tempo o cenário de Fuzuê (2023), trama das sete que ficou no ar até março de 2024.

A birosca onde Viola (Gabz) foi trabalhar após perder tudo e passar a viver numa comunidade em Mania de Você fazia parte da cidade cenográfica da trama de Gustavo Reiz e foi reaproveitada pela atual trama das nove.

Outros cenários de novelas já foram reaproveitadas em tramas recentes. Um caso clássico é o viaduto construído para Amor de Mãe (2019), que, depois, reapareceu em várias outras novelas, como Um Lugar ao Sol (2021). Esta última, aliás, também reaproveitou os cenários do apartamento de Vitória (Taís Araújo) e da casa de dona Lurdes (Regina Casé), ambos da trama de Manuela Dias.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.