Depois de papéis de destaque em várias produções da Globo, Fabrício Boliveira assume protagonista em ‘Volta por Cima’, que estreia nesta segunda-feira (30) no horário das sete da emissora. Na história de Cláudia Souto, com direção artística de André Câmara, o ator será Jão, um funcionário da Viação Formosa, principal cenário da trama.
“Jão já é um divisor de águas na minha carreira. Além de ser um tipo extremamente humano e popular, é a primeira vez que faço o personagem central de uma novela, um gênero tão enraizado na cultura brasileira. Todos os trabalhos que participei até aqui me orgulham muito, mas confesso: é muito bom fazer parte desse novo momento do audiovisual, no qual as pessoas pretas estão tendo a oportunidade de ocupar novos espaços e demonstrar todo o seu talento”, comemorou.
Na novela, Jão foi criado apenas pela mãe Neuza (Valdinéia Soriano). Ele iniciou a carreira profissional na Viação Formosa como trocador de ônibus e, após conquistar o diploma de Administração, se tornou fiscal da empresa. “A relação do Jão com dona Neuza é típica brasileira, de mães solteiras, que criaram os filhos sozinhas. Acho que o Jão sente falta do pai, mas esse trauma bate nele em um lugar de escuta e sensibilidade para o feminino“, afirmou o ator, durante bate-papo virtual da novela, no qual o Área Vip esteve presente.
Confira o Perfil dos Personagens de ‘Volta Por Cima’, nova trama das sete da Globo
Com o amigo Sidney (Adanilo), ele toca em uma roda de samba do bairro e vai passear também pelo cenário do Carnaval. “A relação do Jão com o Sidney é bem despachada e sincera. É uma relação que a gente vê em vários cantos dos subúrbios do Brasil. De intimidade e liberdade. Pessoas que cresceram juntas e constituíram um grupo de bate-bolas, uma roda de samba. Mas entre eles tem essa facilidade de comunicação. E essa é um tipo de relação que tive muitas vezes com meus amigos. A gente está sempre sacaneando e brincando, mas também falamos coisas sérias, sinceras, duras. Essa é uma relação que gosto bastante na novela“, adiantou Fabrício.
Jéssica Ellen celebra sua primeira protagonista em ‘Volta por Cima’
O fiscal de ônibus será em breve dono do coração de Madalena, ou Madá, como é conhecida Jéssica Ellen pela personagem. No início do folhetim, os dois vivem uma relação de gato e rato, já que a moça é noiva de Chico (Amaury Lorenzo). Mas a relação entre os dois muda depois de uma tragédia. Em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria, o pai de Madá passa mal ao volante e o veículo ameaça despencar de um viaduto. Amigo do profissional, Jão lidera uma manobra que salva os passageiros a bordo. Madalena, que também estava no ônibus, se desespera com a situação. Lindomar (MV Bill) não resiste ao acidente. A partir disso, Madá e Jão deixam as desavenças de lado e se aproximam.
Banco de talentos
Com trabalhos de destaque na TV, Boliveira estreou no remake de ‘Sinhá Moça’ em 2005, e depois participou de ‘A Favorita’ (2008), ‘Segundo Sol’ (2018) e ‘Amor de Mãe’ (2019), o artista também coleciona papéis em outras plataformas de audiovisual.
Ao encontro desse cenário promissor, Boliveira fundou a plataforma ‘Elenco Negro’, um banco de talentos para artistas de pele preta do Rio de Janeiro. A ideia é conectar atores, diretores e produtores de elenco. O objetivo é a articulação de uma rede de apoio para profissionais em diversos estágios da carreira, potencializando o aproveitamento dos integrantes no mercado.