
No ar em ‘Volta por Cima’, novela das sete da Globo, Gil Hernandez dá vida ao personal trainer Rafa, que trabalha na academia de Silvinha (Lellê). O personagem tem uma tarefa importante na trama e vai desvendar o uso de esteroides anabolizantes, assunto que é de grande destaque no folhetim.
“Eu acho que, na sua essência, o Rafa é muito bacana. Sabe aquelas pessoas super do bem? Ele é um cara desse tipo. É correto, engraçado, gentil, proativo”, define o ator.
Rafa está envolvido com a também personal Miranda, papel de Gabriela Dias, de quem ele se aproxima para investigar se ela indica anabolizantes para os alunos. “Ele gosta da Miranda e ele se dispõe a descobrir a verdade, e descobre. Mas o intuito dele é ajudá-la e, não, descartá-la, e fazer com que ela seja demitida da academia onde os dois trabalham. É mais para dizer: ‘não faz isso, bicho, você não precisa disso’. O Rafa é parceiro”, enfatiza Hernandez.
Lucinha Lins fala da volta à Globo em ‘Volta por Cima’

Mas não é só no folhetim das sete que o ator faz sucesso. Ele está no ar na reprise de ‘Malhação – Casa cheia’ (2013), no Canal Viva, como o hondurenho Hernandez, padrasto do protagonista e do antagonista, vividos por Gustavo Falcão e Gabriel Leone, respectivamente. Aliás, um folhetim que lembra com carinho e saudades. “Foi incrível! O personagem se chamava Hernandez, meu mesmo sobrenome; a novela fala de imigração, meu pai é venezuelano, minha mãe e meu irmão moram em Miami (EUA); e eu nasci no Rio, mas me alfabetizei na Venezuela. Enfim, tudo a ver com a minha vida e, na época, eu propus uma prosódia, que super aceitaram. Os autores escreviam em português e eu fazia a prosódia, eles me deram a total liberdade de criar a prosódia, o portunhol”, relembra.
Volta por Cima: Com ciúmes, Cacá vai confrontar Silvinha
Carreira de longa data
Aos 54 anos, Gil Hernandez tem mais de 20 anos de carreira. Ele é casado com a artesã e artista plástica Melissa Andersen, com quem tem as filhas Manuela, de 16 anos, e Helena, de 12. O ator soma trabalhos na TV, no teatro, no cinema e na publicidade. Apresentou programas na Net TV, TV Senac e Sport TV. Já fez mais de 300 filmes publicitários e é mestre de cerimônias em eventos de companhias nacionais e internacionais.
Na televisão, ele participou das novelas ‘Reis’ (Record, 2023); ‘Salve-se quem puder’ (Globo, 2020); ‘Apocalipse’ (Record, 2017), ‘Desejo proibido’ (Globo, 2008); ‘Floribella’ (Band, 2005), entre outras. No teatro, fez os espetáculos ‘Barrela’, ‘A Flor e o Bardo’, ‘Os últimos remorsos antes do esquecimento’, entre outros. Também atuou no cinema nos filmes ‘Divã’ (2013) e ‘A Dona da História’ (2004).