Em Volta por Cima, Iara Jamra vive Ana Lucia, funcionária da Viação Formosa que sofre ao descobrir que a filha Cacá (Pri Helena) ganha a vida na contravenção. Trata-se da volta da atriz às novelas da Globo depois de Três Irmãs, em 2008.
Em entrevista ao ‘UOL’, a atriz falou sobre sua personagem no folhetim de Claudia Souto. “É uma vida bem popular, do brasileiro mesmo, da mãe solteira. É legal ser essa funcionária”, explicou.
Na trama da Globo, Ana Lucia entrou em cena como uma personagem leve e divertida. Porém, ela ganhou contornos dramáticos desde que descobriu a verdadeira profissão da filha. “No teatro, você vai se aprimorando ao longo da temporada. A novela, a televisão, é imediata”, comparou.
+ Volta por Cima: Violeta abre o jogo e desmascara Cacá
Trabalho difícil
Iara Jamra explicou como trabalhou com a mudança de tom de Ana Lucia. “A preparadora Ana Kfouri me ajudou. Ela falava: ‘Você tem que fazer de verdade’. A novela das sete é exagerada, mas alguns conflitos são verdadeiros”, disse.
“Falei: ‘Nossa, achei que ia fazer comédia’. E, na verdade, depois vi que é tudo a mesma coisa. Na comédia, a gente também se prepara, tenta fazer o mais verossímil para dar a graça. Estranhei e depois foi”, continuou.
Na mesma entrevista, ela falou sobre sua volta à Globo depois de tanto tempo. “Voltar na minha idade também é um desafio. Não conhecia mais ninguém, fora que a Globo mudou muito. Tenho 69 anos. É um desafio, difícil e legal. Gosto da novela, é divertida, tem música, mostra o subúrbio do Rio de uma maneira alegre”, avaliou.
+ Gil Hernandez fala como é interpretar Rafa em ‘Volta por Cima’
Carreira
Iara Jamra estreou nas novelas vivendo Diva em Selva de Pedra (1986). Ela foi convidada pelo diretor Walter Avancini depois de se destacar numa propaganda dos pneus Goodyear. Na sequência, emplacou outras personagens em Chapadão do Bugre (1986) e Tieta (1989) – nesta última, vive Assuntinha Ferreira, a apresentadora preferida de Santana do Agreste.
Em 1990, Iara Jamra fez uma de suas personagens mais marcantes. Trata-se de Nina, a criança que contava histórias sobre sua boneca Careca no infantil Rá-Tim-Bum (1990), clássico da TV Cultura.
A atriz também esteve em O Rei do Gado (1996), Roda da Vida (2001), Zorra Total (2007), Corações Feridos (2012) e Amor Sem Igual (2019), entre outros trabalhos.