Em ‘Volta por Cima’, Osmar (Milhem Cortaz) vive encontrando um jeito de atrapalhar a vida de Gerson (Enrique Diaz). Dessa vez, o marido de Violeta (Isabel Teixeira) descobriu que ele mantinha uma mulher em cárcere privado e fez uma denúncia anônima. A polícia acabou batendo na porta do contraventor e encontrou Yuki (Jacqueline Sato) na casa da família Barros.
A moça confirmou que estava presa na residência e foi levada para a delegacia junto com os capangas de seu algoz. Ao descobrir que a obsessão de sua vida tinha sido levada pela polícia, Gerson fica uma fera e disposto a tudo para reverter o quadro. No capítulo de segunda-feira (27), Yuki consegue uma medida protetiva contra o contraventor e vai fazer de tudo para não voltar a ser vítima do ex.
Volta por Cima: Roxelle vira alvo de Gerson
Outras novelas da Globo também já abordaram o tema, confira:
No ar em Mania de Você, Mariana Santos está fazendo um trabalho brilhante. Na pele de Fátima, ela convive com uma série de abusos do marido, Robson (Eriberto Leão). Em muitas cenas entre os personagens, é possível ver Fátima sofrendo uma grande distorção de imagem por causa das críticas excessivas do marido. Além disso, ele isola a mulher do mundo, até mesmo dos seus sonhos.
Em ‘Cara e Coragem’ (2023), Lou (Vitória Bohn) está presa em um relacionamento abusivo com seu coreógrafo, Renan (Bruno Fagundes), que controla completamente a sua vida na novela, a recriminando por diversas atitudes do cotidiano. Por conta do namorado, que é alguns anos mais velho, a personagem acaba se sentindo culpada pelas menores atitudes.
Em ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2017), Clara, personagem de Bianca Bin, se apaixonou por Gael (Sergio Guizé), filho de Sophia (Marieta Severo). Casada, ela deixou o Jalapão pra ir morar com a família de Gael, em Palmas. Mas o conto de fadas durou pouco. Na noite de núpcias, ela foi agredida pelo marido, mas aceitou o pedido de perdão. No entanto, as agressões aumentaram e ela era levada com frequência para o hospital. Cansada das surras, Clara decide denunciar Gael, mas descobre que está grávida e recua e acaba vítima da sogra que está de olho em suas terras.
O Outro Lado do Paraíso: Últimos Capítulos – Clara planeja fazer revelação no julgamento de Sophia
Em ‘Fina Estampa’ (2011), Baltazar (Alexandre Nero) era grosseiro e agredia a esposa Celeste (Dira Paes). Na trama, depois de cansar de ser agredida, Celeste colocou um ponto final e até contra a torcida o público ficou com o marido, mesmo ele admitindo que errou e não faria mais ela passar por nenhum constrangimento.
‘A Favorita’ (2008) também mostrou um relacionamento abusivo. Catarina (Lilia Cabral) sofria com as grosserias de Leonardo (Jackson Antunes), que não perdia uma oportunidade de humilha-la. Com o tempo, o Brucutu passou a agredir Catarina, que acabou se apaixonando por Vanderlei (Alexandre Nero).
Na novela de época ‘O Profeta’ (2006), Sônia (Paolla Oliveira) se casa com Clóvis (Dalton Vigh) acreditando ter uma vida segura com o empresário. Só que a vida da moça se transforma em um verdadeiro inferno. Ela é maltratada pelo marido, que chega a trancá-la no quarto, proibindo-a de sair de casa. No final, o cafajeste morre após provar do próprio veneno. Ele tenta matar sua amante Ruth (Carol Castro) envenenada, mas ela troca as taças e Clovis acaba consumindo a bebida com a droga.
Regiane Alves relembra personagem marcante em ‘Mulheres Apaixonadas’
Em ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003), a personagem Raquel (Helena Ranaldi) ganhou torcida do público para que ela se livrasse de Marcos (Dan Stulbach), marido agressor. Ela aparece na trama como uma mulher misteriosa, mas a verdade é que ela estava fugindo do marido, que a encontra e volta a atormentá-la. Depois de ser agredida diversas vezes pelo marido, Raquel, finalmente, decide denunciá-lo. Com a ajuda de Helena (Christiane Torloni), a professora de educação física vai à delegacia de mulheres dar queixa contra o agressor. Foi a primeira novela de Dan Stulbach, que já ganhou a antipatia do público após a emblemática cena da raquete.