Na última segunda-feira, 26 de fevereiro, ocorreu a volta histórica do ‘Sem Censura’, da TV Brasil, que já tem uma história de quase 40 anos na televisão brasileira. Na nova versão, o programa é apresentado pela Cissa Guimarães, atriz, apresentadora e ex-Global. A atração de entrevistas com famosos e personalidades importantes de várias áreas profissionais do Brasil já foi comandado por muitos comunicadores durante esses anos todos.
O Sem Censura saiu do ar em julho de 2023, mas voltou à programação da TV Brasil pouco tempo depois. E de verdade? Um programa como este não pode ficar fora da televisão aberta jamais, pois ele é uma atração muito rica em entrevistas, assuntos diversos sobre cultura, variedades, personalidades importantes não só da televisão, mas também com profissionais renomados com debates enriquecedores.
+ Cissa Guimarães relembra a morte do filho e emociona: ‘Pior dor do mundo’
A estreia do novo ‘Sem Censura’ mostrou que a volta dele às origens com bancada quase ‘360’, personalidades, que talvez não pisariam lá por questões da gestão passada, é um ponto positivo.
A escolha da Cissa Guimarães como apresentadora foi muito assertiva. A ex-Global estava extremamente leve, totalmente confortável durante a condução das entrevistas, com uma alegria que refletia nos telespectadores de uma forma inexplicável.
+ Cissa Guimarães garante ser uma mulher feminista: “Sou pela minha vida”
Convidados
O primeiro programa trouxe a atriz Claudia Raia, Miguel Falabella, Xande de Pilares e Luciana Barreto como convidados e eles trouxeram histórias emocionantes. A estrela da teledramaturgia falou sobre sua vida, seu trabalho no teatro destacando sua peça teatral de tirar o fôlego.
Já o pagodeiro relembrou sua infância humilde, suas histórias de vida, o racismo que sofreu ao procurar a primeira oportunidade de emprego após conseguir o diploma de sua formação, e dali ele entendeu o que era o preconceito racial. O músico comentou também sobre o dia que presenciou o cantor Caetano Veloso chorando no camarim, além de ter realizado uma apresentação musical com direito a uma paródia especial para a apresentadora.
+ Cissa Guimarães conta detalhes de saída da TV Globo: ”Fiquei meio tristonha”
Luciana Barreto, jornalista e apresentadora, que deixou a CNN e agora apresenta o Repórter Brasil Tarde (TV Brasil), comentou sobre o novo telejornal, falou sobre o racismo e entre outros assuntos.
Miguel Falabella comentou sobre a série ‘Pé Na Cova’, produção do autor na Globo, porque a trama debatia sobre intolerância e esse foi o foco do questionamento. Depois, ele relembrou suas histórias de vida com a amiga Cissa e a morte do filho dela, Rafael Mascarenhas.
+ Luciana Barreto, âncora da CNN Brasil, se emociona ao falar sobre ataques contra Vini Jr
Parte Técnica
Caminhando para a parte mais técnica, a repaginada visual que o programa teve é de chamar muito a atenção, pois é notório que ficou ligado ao mundo digital, bastante tecnológico, parecia até um pacote gráfico produzido pelo canal GNT, do grupo Globo. Por falar nisso, a interatividade do público com Cissa e os convidados também ficou muito bacana com as respostas imediatas aos telespectadores, que deram uma movimentada nas redes sociais. O cenário, que conta com um tom alaranjado e telas que dão um charme a mais atração, merece nota 10 por ter ficado muito harmônico no vídeo.
A volta do programa a TV Aberta
A nova versão do Sem Censura tem tudo para deslanchar, nos padrões de uma TV Pública, claro, e até ser um sucesso se manter o nível dos convidados, porque a equipe que está lá já mostra que está bastante empenhada para esta nova versão que, aparentemente, está muito mais viva em várias formas. Apenas precisa manter o nível dos convidados e continuar trazendo pautas interessantes. Sucesso ao novo Sem Censura!
+ Cissa Guimarães declara amor pelo ex-marido de 82 anos: ‘Eu te amo, Peréio’
Confira a estreia:
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores