Na noite desta quinta-feira (28), o público da TV Globo finalmente pode reencontrar Eliana à frente de um auditório. A apresentadora comandou o especial de black friday Vem que Tem, ao lado de Paulo Vieira. Na web, espectadores celebraram o retorno da loira meses depois de deixar seu dominical no SBT.
Demorou para Eliana ganhar um auditório na Globo. Ela foi anunciada com toda a pompa em junho deste ano, com direito a uma recepção cheia de estardalhaço. De lá para cá, apareceu em vários programas da emissora, como Domingão com Huck, Mais Você e Altas Horas. Mas nada de um espaço seu.
Não que ela tenha ficado fora do ar. Eliana estreou em agosto à frente do Saia Justa, reformulando o tradicional debate feminino do GNT. Mas, para o público da TV aberta, Eliana havia sumido. O que leva ao questionamento: afinal, ela fez um bom negócio ao ir para a Globo?
+ Autor muda tudo e reserva novo amor para Fátima em Mania de Você
Muitos planos
Embora tenha ficado escondida no GNT, Eliana ainda terá seu espaço na TV Globo aberta. A loira já grava o The Masked Singer Brasil, que terá um especial de Natal em dezembro e uma nova temporada a partir de janeiro de 2025, nas tardes de domingo.
Além disso, ela também se dedica a um programa de verão no GNT e pode emplacar outros formatos nas diversas plataformas do Grupo Globo. Ou seja, apesar de não ter mais um programa com seu nome, Eliana está à todo vapor com vários projetos engatilhados em sua nova casa.
Mas, para quem cresceu assistindo-a em seus programas na TV aberta, essa mudança foi recebida com muita estranheza. O público de Eliana se acostumou a vê-la com um espaço fixo na telinha. Neste novo formato, em que ela aparece em vários projetos e vários canais ou plataformas, dá a impressão de que Eliana perdeu espaço. A troca de canal, então, soa pouco vantajosa.
+ Craque Neto fala sobre saída de Denilson da Band
Substituta
Outro ponto que pesa contra a mudança é o fato de Eliana chegar à Globo como substituta. Até aqui, nenhum dos projetos entregues a ela foi inicialmente pensado para a apresentadora. São programas que já existiam.
Antes de Eliana, o Saia Justa já havia sido comandado por Astrid Fontenelle e Monica Waldvogel. Já o The Masked Singer Brasil era de Ivete Sangalo. E o Vem que Tem, por sua vez, já foi comandado por Fabio Porchat, Juliana Paes e Sabrina Sato.
Apenas o Casa de Verão da Eliana, que estreia em janeiro no GNT, foi algo realmente concebido para a apresentadora. Uma situação inusitada para quem ocupou as tardes de domingo do SBT por 15 anos à frente de um programa com seu nome.
+ Alma Gêmea: Últimos Capítulos – Cristina e Ivan planejam sequestro de Serena
Reinvenção
Por outro lado, há que se considerar que Eliana estava batendo com a cabeça no teto no SBT. Seu programa, há tempos, carecia de investimentos. Não havia mais espaço para crescer.
Assim, sua mudança para a Globo se deu num momento de necessária reinvenção. Parece estranho falar em reinvenção no contexto em que Eliana, até aqui, apenas assumiu o comando de programas que eram de outras pessoas. Porém, para a carreira da loira, trata-se sim de algo novo.
O Saia Justa, por exemplo, permite ao público conhecer uma Eliana longe dos auditórios e mais preocupada em discutir assuntos relevantes, algo que seu auditório dominical não comportava. E a possibilidade de desenvolver projetos distintos para múltiplas plataformas parece, sim, uma oportunidade tentadora para quem não tinha mais como se desenvolver na antiga casa.
Sendo assim, Eliana acertou ao deixar uma zona de conforto já não tão confortável assim para se permitir experimentar. Só falta agora sua estreia nos domingos da Globo para que seu público mais tradicional possa reencontrá-la.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores