Portal MSN

MSN

Análise: Ao adiar nova programação, SBT demonstra insegurança e desespero

Emissora erra ao adiar ainda mais mudanças que se mostram urgentes

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Chaves - Foto: Divulgação Televisa/SBT
Chaves – Foto: Divulgação Televisa/SBT

Lançada em março de 2024, a nova programação do SBT não alcançou os resultados esperados pela emissora. Porém, estranhamente, o canal prefere seguir insistindo numa grade que não disse a que veio.

- Continua após o anúncio -

Dias atrás, porém, a emissora finalmente tomou uma atitude e anunciou várias mudanças, sobretudo no horário nobre. Com estreia marcada para 18 de novembro, a nova grade trazia a volta de Chaves e invertia os horários de A Caverna Encantada e SBT Brasil.

Além disso, a nova programação encurtava o Tá na Hora, programa que derrubou os índices do final de tarde da emissora. Parecia uma boa mudança, mas o canal acabou voltando atrás. A emissora adiou as novidades e a grade segue como está.

+ SBT ‘cancela mudanças’, mas garante estreia de novo programa com Márcia Dantas

- Continua após o anúncio -

Ajustes necessários

Nenhum programa novo nasce pronto. Até mesmo na Globo, líder de audiência, os ajustes existem. Basta lembrar que Mais Você, Caldeirão do Huck e Encontro estrearam em baixa e passaram por inúmeras reformulações até decolarem.

Porém, no SBT, os necessários ajustes não vieram. A direção da emissora, encabeçada por Daniela Beyruti, acreditava que era preciso tempo para a nova programação se estabelecer. De fato, o tempo é necessário. Mas é preciso, também, se movimentar.

- Continua após o anúncio -

Além disso, a histórica crise de audiência pela qual passa o SBT pedia medidas urgentes. Sobretudo no que se refere ao Tá na Hora, que não conseguiu angariar grande público em razão da concorrência forte – afinal, bate de frente com o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band.

+ SBT anuncia gravação de ‘Geração Chiquititas’, grande reencontro do elenco de 1997

Contraprogramação

Marcão do Povo deixou o Tá Na Hora? Entenda! - Foto: SBT
Marcão do Povo – Foto: Divulgação/SBT

Encurtar o Tá na Hora e apostar em Chaves na faixa das 18h30 parecia o maior acerto da grade anunciada pelo SBT. Afinal, a emissora sempre colheu bons frutos quando se colocou como contraprogramação no início do horário nobre.

O SBT sempre sonhou com um genérico do Aqui Agora capaz de bater os jornais policiais da concorrência. Porém, toda aposta nesse sentido naufragou. Enquanto isso, os resultados vieram quando a emissora dos Abravanel mirou outro público, como o infantil – com Disney Club, desenhos e o Chaves – ou o feminino – com as novelas mexicanas.

A grande dificuldade do programa de Marcão do Povo é que o SBT não tem tradição em jornalismo, mesmo o jornalismo popular – o pioneiro Aqui Agora foi uma exceção, não regra. Quem procura se informar no final da tarde procura a Record e a Band, emissoras com o jornalismo fortalecido. Já o SBT sempre foi a opção para o entretenimento.

+ Roberto Carlos pode trocar a Globo pelo SBT em 2025, diz colunista

Insegurança

Outro ponto positivo da mudança organizada pelo SBT é que ela foi anunciada com certa antecedência, bem diferente dos tempos em que Silvio Santos mudava tudo do dia para a noite. Ou seja, havia tempo hábil para comunicar as novidades.

Porém, o tempo hábil serviu para aumentar a insegurança da emissora. Ao optar pelo adiamento das mudanças faltando tão poucos dias para a mesma, o SBT dá ao público e ao mercado publicitário a sensação de que está perdido, sem saber como sair do buraco onde se enfiou. Parece desespero.

O problema é que, quanto mais o tempo passa, mais o público se acostuma a ficar longe do SBT. Assim, quando as mudanças finalmente acontecerem, pode ser tarde demais. A reforma é necessária e esperar mais para colocá-la em prática parece um tiro no pé.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.