Em recente entrevista, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, confirmou a aproximação da emissora com Boninho. O ex-diretor de reality shows da Globo, a princípio, chega para implantar o The Voice no canal, mas a expectativa é que outros projetos aconteçam.
Informações de bastidores dão conta de que o filho de Boni também estaria à frente da volta do Fábrica de Casamentos e até de uma nova versão do Vem pra Cá, que ocuparia as manhãs da emissora. Além disso, Boninho também tocaria um novo reality de confinamento.
É fato que Boninho é um profissional experiente e, como tal, pode dar ao SBT a injeção de ânimo que a emissora tanto precisa. Por outro lado, os projetos nos quais o diretor estaria envolvido não são lá muito promissores. Boninho terá um desafio e tanto pela frente.
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Formato desgastado
A própria ideia de resgatar o The Voice, por si só, não parece boa. A Globo abriu mão do formato porque, 10 anos depois de sua estreia, a atração já não garantia a audiência de outrora. Até mesmo o faturamento vinha em queda livre, segundo informações de bastidores.
Ou seja, o SBT trata como novidade um programa já um tanto quanto surrado. Para piorar, Tiago Leifert deve mesmo comandar a nova versão do talent show, assumindo o mesmo posto que ocupou na Globo no passado.
Deste modo, o SBT pretende trazer para seu público não a sua versão do The Voice, mas sim uma versão copiada da Globo. Mas se o programa já não estava dando muito certo na líder de audiência, por que agora daria certo? São grandes as chances de o SBT dar um tiro no pé.
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Insistência
Ainda não há a confirmação sobre a volta do Vem pra Cá. Mas, desde já, é possível afirmar que dificilmente a atração vai dar certo agora, mesmo com novos apresentadores. Afinal, já está mais do que provado que o público do SBT não gosta de revistas eletrônicas matinais.
A primeira versão do Vem pra Cá, comandada por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano, foi um fiasco tão grande que enfrentou inúmeras mudanças de horário e acabou saindo do ar menos de um ano depois de sua estreia. Depois disso, o SBT ainda apostou no Chega Mais, de triste lembrança.
Mais uma vez, fica a pergunta: se não deu certo antes, por que agora daria? Está claro que o SBT precisa buscar ser uma alternativa na faixa matinal, e não oferecer o mesmo tipo de conteúdo que suas concorrentes.
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Crise
Também é preciso levar em consideração que o SBT vive uma crise histórica e parece perdido no que pretende fazer. A emissora, inclusive, perdeu a mão no que sempre soube fazer muito bem: programas de auditório.
A programação dominical do SBT continua sendo o maior êxito do canal, com Domingo Legal e Programa Silvio Santos mais do que consolidados. Porém, a emissora acabou de lançar o pavoroso Eita, Lucas!, uma produção tão sofrível que nem parece ser do SBT.
Neste contexto, são vários os desafios de Boninho. O diretor terá que absorver o DNA do SBT em suas produções e buscar fazer uma televisão popular “raiz”, vocação que a emissora perdeu com o tempo. Não será tarefa fácil.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores