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Análise: Com saída de Ana Paula Padrão, Band devia repensar MasterChef Brasil

Sem a apresentadora, o programa pode trazer outras novidades em grande reformulação

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André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Helena Rizzo, Henrique Fogaça, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin no MasterChef Brasil - Foto: Renato Pizzutto/Band
Helena Rizzo, Henrique Fogaça, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin no MasterChef Brasil – Foto: Renato Pizzutto/Band

Depois de dez anos à frente do MasterChef Brasil, Ana Paula Padrão vai deixar o comando da famosa competição culinária da Band. É o fim de uma parceria vitoriosa, tanto para a apresentadora quanto para a emissora.

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Com o MasterChef, Ana Paula Padrão fez uma bem-sucedida transição do jornalismo para o entretenimento. E com a atração, a Band deu início à febre dos talent shows de culinária na televisão brasileira, até então relegados à TV paga e quadros em programas matinais.

Porém, apesar do enorme sucesso alcançado ao longo dos anos, é fato que, atualmente, o MasterChef já não provoca o mesmo frisson de antes. Com o desgaste natural da fórmula, o interesse do público acabou dispensando. Sendo assim, a saída de Ana Paula pode ser o empurrão que a Band precisava para repensar seu principal produto da linha de shows.

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Passado de glórias

Em seus primeiros anos, o MasterChef Brasil se tornou uma verdadeira febre entre o público. A atração já alcançou ótima audiência, chegando à casa dos dois dígitos, e, não raro, beliscou a liderança e incomodou a Globo em seus áureos tempos.

Além disso, MasterChef foi um dos primeiros programas de TV a valorizar a presença da audiência digital. As menções à atração nas redes sociais se tornaram uma métrica bem trabalhada pela Band e ajudou a valorizar o programa, que se transformou em um case de sucesso no segmento.

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O MasterChef também tornou seus jurados verdadeiras celebridades junto ao público. Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella caíram nas graças da audiência e se tornaram referência para outras produções do gênero.

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Desgaste

Porém, tudo isso foi se perdendo com o tempo. Justamente por se tornar o carro-chefe da linha de shows da Band, o MasterChef acabou fazendo a emissora ficar dependente demais do programa.

Assim, a Band acabou se lambuzando com o sucesso, estendendo e emendando temporadas até desgastar a atração. Atualmente, o MasterChef mal alcança dois pontos de audiência, e sua repercussão na web também está aquém do que já foi.

Com isso, há uma clara necessidade de repensar o talent show. Deste modo, a saída de Ana Paula Padrão poderia ser o empurrão que faltava para a Band buscar meios de recuperar a relevância do MasterChef. É o momento ideal.

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Mudanças necessárias

De acordo com o site F5, a Band pensa em não substituir Ana Paula Padrão e deixar os jurados como apresentadores, como acontece em outras versões da franquia. Já seria uma mudança interessante para a atração, que ganharia em agilidade.

Mas a Band podia ir além. A repercussão da substituição de Paola Carosella por Helena Rizzo, por exemplo, foi muito boa. Rodrigo Oliveira também foi elogiado quando substituiu Henrique Fogaça por um período. Deste modo, uma renovação total do elenco poderia contribuir para oxigenar o programa.

Até porque o tempo tornou Fogaça e Jacquin caricaturas de si mesmos. Eles se tornaram personagens, com vícios e reações previsíveis. Seria um bom momento para ambos partirem em voos solos e abrirem espaço para novos talentos.

O fato é que o MasterChef precisa de um chacoalhão. E a Band está com a faca e o queijo na mão para fazer acontecer.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

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André Santana
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Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.