A Globo promete muitas atrações em 2025 para celebrar seus 60 anos. Serão vários programas alusivos à data, que virão em edições especiais, como o Vídeo Show. Programas tradicionais também comemoram a data, como o The Masked Singer e o BBB.
Até mesmo as novas novelas terão cheiro de nostalgia. O carro-chefe será o remake de Vale Tudo, um dos maiores clássicos da teledramaturgia da Globo. Na faixa das seis, Êta Mundo Bom! (2016) ganhará uma continuação, Êta Mundo Melhor!.
Tudo isso mostra o quanto a Globo está saudosa dos tempos em que reinava absoluta e ditava as regras na televisão brasileira. A emissora ainda é líder incontestável, mas vem perdendo audiência e relevância nos últimos anos. Estancar a fuga de público será o maior desafio do canal em 2025.
+ Análise: Resgatar identidade será o maior desafio do SBT em 2025
Crise no horário nobre
Enquanto celebra seus 60 anos, a Globo se mexe para fortalecer seu horário nobre. Mania de Você, grande aposta do canal na faixa das 21h, afundou o horário e deve sair de cena como um fracasso histórico.
O péssimo desempenho da novela de João Emanuel Carneiro mostra que o espectador da emissora está mais criterioso. Isso se deve, sobretudo, ao aumento da oferta de conteúdo, com plataformas de vídeos ao alcance do espectador ao simples toque do controle remoto da smart TV.
Para reverter a situação, a emissora, mais uma vez, vai olhar para o passado. O canal vai emplacar o terceiro remake no horário nobre em três anos, algo inimaginável até pouco tempo atrás. Vale Tudo chega embalada como “especial dos 60 anos”, mas, na verdade, é uma tentativa desesperada de resgatar o tradicional público de novelas.
+ Análise: Após perder estrelas, Band ensaia reação em 2025
Celebrando o passado
Vale Tudo deve mexer com a nostalgia do público, o que será uma estratégia constante da Globo em 2025. Por conta do aniversário da emissora, vários programas vão relembrar momentos marcantes do canal.
The Masked Singer Brasil, por exemplo, terá fantasias inspiradas em personagens de novelas da emissora. Já o BBB terá uma decoração que celebra a história do canal. Além disso, a emissora promete uma maratona de 60 horas de especiais em abril, que será aberta com um resgate do Vídeo Show.
Por fim, a emissora não perderá a chance de revisitar clássicos em suas faixas de reprises. Tieta (1989) no Vale a Pena Ver de Novo abriu os trabalhos e vem registrando bons índices, o que deve encorajar a Globo a seguir apostando em novelas mais antigas. A Edição Especial também deve resgatar um clássico após Cabocla (2004).
+ Análise: Após anos na inércia, Record renasce e promete dar trabalho em 2025
Presente
Celebrar 60 anos resgatando vários de seus clássicos é uma forma de a Globo reafirmar sua relevância junto ao público, algo que vem sendo questionado nos últimos anos. É a celebração de uma história bem-sucedida que acontece justamente num momento de grande transformação.
Recentemente, o canal abriu mão de várias de suas estrelas, passou a fazer novelas mais econômicas e vem pulverizando seu poder de produção, aumentando o “intercâmbio” de atrações entre a TV paga, a TV aberta e o streaming. Ou seja, a Globo se firma, cada vez mais, como uma produtora de conteúdo.
Com toda essa mudança, o canal faz uma renovação de talentos que se reflete na grade. Há tantos novos rostos em frente e atrás das câmeras, que o público vem “estranhando” essa nova Globo. Quebrar essa resistência será o desafio do canal em 2025.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores