José Luiz Datena sempre expôs seu cansaço e sua vontade de sair dos programas policiais. Há anos, ele resmunga do ofício e tenta se desvencilhar do formato. Porém, sob seu comando, o Brasil Urgente se tornou a maior audiência da Band. A emissora sempre dependeu do profissional e sempre fez de tudo para mantê-lo no jornal policial.
Porém, a desastrada passagem de Datena pela política acabou por encorajar a emissora a, finalmente, oficializar a passagem de bastão. Nessa semana, a Band informou que o apresentador não volta ao Brasil Urgente, que segue sob o comando de seu filho, Joel Datena – o único que consegue manter o programa num bom patamar de audiência, diga-se.
A colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, chegou a noticiar que a Band estaria revendo a decisão. No entanto, até segunda ordem, o que está valendo é que realmente José Luiz Datena não volta ao Brasil Urgente. A emissora informou que ele terá novos projetos no entretenimento em 2025.
+ Mania de Você: Autor antecipa virada e Viola vai parar em abrigo
Primeira experiência
Também não é de hoje que Datena tenta emplacar como apresentador de programa de variedades. A vontade de ser animador de auditório foi manifestada quando o apresentador ainda estava na Record, no comando do Cidade Alerta.
Em 2002, Datena se lançou num programa de auditório ao comandar o game show No Vermelho no canal do bispo Edir Macedo. A atração estreou aos domingos, fazendo Datena encarar os pesos-pesados Gugu Liberato e Faustão na briga de audiência. Não deu certo.
Diante do fraco desempenho, a Record chegou a migrar o No Vermelho para as noites de sexta-feira. Porém, a mudança não adiantou e a emissora optou por substituir Datena por Otaviano Costa. Mas a audiência não reagiu e o programa saiu do ar logo depois.
+ Volta Por Cima: Doralice fica presa em incêndio e Madalena se desespera
Tentativas fracassadas
Ao chegar à Band, Datena seguiu na luta por um programa de variedades. O jornalista, inclusive, fez avançar um projeto ao lado de Jorge Kajuru, chamado de Tela Cheia, que só não foi adiante por conta da demissão do jornalista esportivo.
Mas a Band chegou a encaixar Datena em programas de entretenimento. O jornalista comandou o Quem Fica em Pé? (2012), game atualmente transmitido pela Record com o nome Acerte ou Caia!. Diário, o game entrou no ar com bons índices de audiência, mas perdeu fôlego rapidamente.
Mais recentemente, a Band apostou no dominical Agora É com Datena (2018), um programa de auditório com nada menos que seis horas de duração. Mas a audiência também não foi das melhores e a atração teve vida curta.
+ Virou atriz? Luciana Gimenez fará nova série da Globo com Cauã Reymond
Futuro obscuro
Porém, em meio a tantas experiências fracassadas, Datena conseguiu emplacar um sucesso fora do Brasil Urgente. Trata-se do programa No Coração do Brasil, atração de entretenimento, mas com uma pegada jornalística. Na atração, Datena viajava pelo Brasil, mostrando paisagens e curiosidades dos mais variados locais.
No ar entre 2006 e 2009, No Coração do Brasil passou por vários horários, mas foi exibido nas noites de sábado durante um bom tempo, e costumava registrar bons índices de audiência. Em seus últimos momentos, o programa passou a ser apresentado por Joel Datena.
De repente, um programa nos mesmos moldes pode ser uma boa maneira de José Luiz Datena se reinventar na Band. Afinal, o apresentador já provou que não convence como animador de auditório e, por isso, um programa que explore seu perfil de repórter, mas com assuntos leves, pode ser a solução.
O fato é que o destino de Datena na Band é um tanto obscuro. A aventura na política não foi boa para a imagem do apresentador, que terá que retornar diferente para reconquistar seu público. A Band precisa planejar muito bem este retorno para não queimar o profissional.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores