Depois de mais de 20 anos de uma bem-sucedida parceria, Band e José Luiz Datena oficializaram o fim do contrato do jornalista. A emissora já havia oficializado seu afastamento definitivo do Brasil Urgente e, agora, Datena se desliga do canal.
Assim, o apresentador está livre no mercado e deve anunciar seus próximos passos profissionais em breve. Rumores apontam que Datena já estaria com um pé no SBT para assumir o comando do Tá na Hora a partir do ano que vem.
Sem dúvidas, seria uma importante aquisição para a emissora da família Abravanel, que vive uma crise sem precedentes. Além de ser um reforço no cast do canal, José Luiz Datena também ajudaria o SBT a realizar um antigo sonho de Silvio Santos: emplacar um jornal policial no fim de tarde.
+ ‘TV Fama’ vence a Band em todas as terças-feiras de novembro
Sonho antigo
Em 1991, o SBT ousou ao apostar no Aqui Agora, jornal popular que fez um enorme sucesso na época. No entanto, o canal perdeu terreno no segmento com o avanço da concorrência e acabou abrindo mão da atração.
De lá para cá, a Record colheu bons frutos com o Cidade Alerta, enquanto a Band contra-atacou com o Brasil Urgente. Desde então, Silvio Santos sempre quis voltar a essa guerra de audiência do final da tarde, mas nunca conseguiu.
Nos anos 2000, o SBT tentou emplacar o Jornal da Massa (2007), com Ratinho, mas a atração teve vida curta. Depois, vieram apostas como o novo Aqui Agora (2008), Boletim de Ocorrências (2010) e SBT Notícias com Neila Medeiros (2013), mas nenhum deles vingou.
+ Análise: TV Fama precisa de uma reformulação que a RedeTV! não realiza
Nome de peso
Silvio Santos sabia que, para concorrer com o Cidade Alerta e o Brasil Urgente, precisava de um nome de peso para ancorar uma atração similar em sua emissora. Nomes como Marcelo Rezende, Geraldo Luís e o próprio José Luiz Datena chegaram a entrar na mira do dono do SBT.
No entanto, todos estes profissionais tinham contratos bem amarrados com suas respectivas emissoras e tudo não passou do “namoro”. Com isso, o sonho de emplacar um jornal policial no final da tarde foi ficando de lado.
Mas o projeto acabou retomado em 2024, com o lançamento do Tá na Hora. Criado na nova gestão de Daniela Beyruti, o programa atualmente comandado por Marcão do Povo é mais uma tentativa do canal de emplacar um concorrente para o Cidade Alerta e o Brasil Urgente. Por enquanto, não deu certo.
+ Globo sofre para convencer famosos a entrarem no BBB25, diz colunista
Última tentativa
José Luiz Datena já foi considerado um fenômeno do jornalismo policial. À frente do Cidade Alerta, na Record, o apresentador fez crescer a audiência dos finais de tarde da emissora. Datena teve uma breve passagem pela RedeTV!, à frente do Repórter Cidadão (2002), e conseguiu levar boa parte de seu público para a nova emissora, algo bastante raro.
O público seguiu acompanhando o jornalista na Band. Datena reinou absoluto nos jornais de fim de tarde durante um bom tempo, e só perdeu terreno quando a Record apostou suas fichas em Marcelo Rezende no Cidade Alerta. Atualmente, Luiz Bacci mantém o “legado” de Rezende.
Mesmo não sendo o fenômeno de outrora, Datena ainda tem seu público e inegável apelo no comando de jornais populares. Sendo assim, sua contratação pelo SBT seria a última chance de emplacar o Tá na Hora. Apenas um nome de peso pode dar alguma sobrevida à atração.
E se der certo, o sonho de Silvio Santos de emplacar um jornal policial no final da tarde finalmente estaria realizado.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores