O capítulo desta segunda-feira (7) de Mania de Você foi marcado pela festa de casamento de Mavi (Chay Suede) e Luma (Agatha Moreira). Mais uma vez, os vilões da novela de João Emanuel Carneiro decidiram juntar as escovas de dente, em nova reviravolta sem sentido da trama das nove da Globo.
Mas, se o segundo casamento de Mavi e Luma não faz sentido, ao menos a festa serviu para brindar o público com cenas divertidas. Uma delas foi Ísis (Mariana Ximenes), novamente roubando a cena numa festa da novela, descendo a escada da casa do vilão pelo corrimão e caindo, ensandecida, na pista de dança.
A sequência ainda deu espaço para mais um encontro entre Ísis e Mavi, reunião que sempre rende faísca na trama das nove. Mas, infelizmente, o autor da trama não investe nessa dupla, o que aumenta a sensação de que Ísis é uma ótima personagem, mas muito desperdiçada na história.
+ Análise: Em 2025, Globo celebra 60 anos relembrando passado de glórias
Trama paralela
Uma das primeiras imagens de divulgação de Mania de Você reveladas pela Globo trazia Molina (Rodrigo Lombardi) no centro de uma mesa de jantar, na qual se viam os quatro protagonistas e Mércia (Adriana Esteves). Mas a imagem também trazia Berta (Eliane Giardini) e Ísis, indicando que elas também pertenciam à trama principal.
Mas, na prática, Berta e Ísis fazem parte de um núcleo que corre totalmente em paralelo com o enredo central da novela. Enquanto Luma, Mavi, Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) aparecem numa ciranda amorosa pouco empolgante, a milionária e sua nora integram o núcleo de humor na trama.
Basicamente, a história das personagens de Eliane Giardini e Mariana Ximenes é calcada no golpe sofrido pela milionária, que não faz ideia de que a nora é uma bandida interesseira. Além disso, Berta é enganada por Leidi (Thalita Carauta) e sua família.
+ Análise: RedeTV! entra em 2025 fazendo as mesmas promessas de sempre
Característica do autor
Apesar de sofrer várias críticas, a história de Ísis e Berta não é exatamente ruim. O núcleo sobrevive de sequências de humor que abusam do absurdo e trazem diálogos debochados e afiados, que arrancam boas risadas.
Porém, a história não tem qualquer ligação com a trama central. O único elo entre os núcleos é a sociedade estabelecida por Berta e Mavi no início da história, além do fato de Ísis ser irmã de Michele (Alanis Guillen), amiga de Viola. E só. No mais, as duas histórias correm sem se encontrar.
Núcleos completamente distantes da trama central são constantes na obra de João Emanuel Carneiro. Foi assim também com Pai Helinho (Matheus Nachtergaele), em Da Cor do Pecado (2004), ou Cadinho (Alexandre Borges), em Avenida Brasil (2012).
+ Análise: Resgatar identidade será o maior desafio do SBT em 2025
Desperdício
Mas, em Mania de Você, há um claro desperdício de história. Todas as poucas vezes em que Ísis e Mavi se encontraram em cena, houve uma tensão sexual das mais interessantes entre eles. Tanto que o público sempre torceu por um envolvimento entre os dois vilões.
Um envolvimento, aliás, que só favoreceria a personagem de Mariana Ximenes. Se a atriz já dá show em uma trama secundária sem importância, imagine se sua Ísis tivesse um peso maior na história principal? Seria um tempero e tanto para uma história marcada por reviravoltas sem sentido.
Infelizmente, João Emanuel Carneiro não dá qualquer indício de que Ísis será aproveitada na história principal de Mania de Você em algum momento. O que é uma pena. O autor criou uma ótima personagem, mas não a utiliza adequadamente.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores