Na noite da última terça-feira, 02 de maio, o ‘MasterChef Brasil‘ estreou sua 10ª edição em solo brasileiro. Entre altos e baixos nos últimos anos, o reality culinário mais popular do mundo mostrou que, dessa vez, pode trazer novas emoções ao público.
O primeiro episódio ainda não foi marcado por provas eletrizantes, cheias de técnicas ou com desafios dificílimos para os participantes, mas a emoção tomou conta de cada minuto da estreia do ‘MasterChef’, que resgatou o formato icônico de seleção da primeira temporada, com a distribuição de colheres de pau aos melhores cozinheiros.
+ Saiba tudo sobre a 10ª temporada do ‘MasterChef Brasil’
A estreia foi satisfatória e deixou um gostinho de ‘quero mais’. O primeiro desafio trouxe 90 competidores do Brasil e do mundo para tentarem convencer os chefs com pratos trazidos de casa e finalizados em 20 minutos no estúdio. A partir dali, 54 foram selecionados para outras provas mais técnicas.
Os remanescentes tiveram que cortar pimentões e laranjas nos moldes pedidos pelos chefs, e o ponto alto da noite foi o último desafio para os candidatos: filetar um peixe enorme, já no primeiro episódio. Ali, o ‘MasterChef 10‘ mostrou que já não veio para brincadeira.
O episódio acabou, mas se durasse mais 2 horas certamente o público não reclamaria. Na próxima terça-feira (09), o ‘MasterChef’ vai resgatar provas icônicas em formato de duelos para, enfim, formar os 18 participantes que entrarão na cozinha mais famosa do Brasil. E a edição resgata isso a todo instante: fast foods, carbonara, comidas exóticas e a icônica prova do petit gateau – que uma participante colocou sal no lugar de açúcar – estarão presentes nos duelos.
Sob fortes emoções e muitas promessas de novidades, o reality show estreia mais uma temporada bem-sucedida. O formato ainda é um mistério, bem como as provas que virão a partir do segundo episódio, mas todos parecem determinados a fazer mais uma edição das boas. E isso depende muito do elenco, provas e dinâmicas adotadas pela temporada.
+ Após pausa no ‘MasterChef’, Henrique Fogaça pede ajuda para causa social: “familiares e amigos”
O nome já diz muito sobre o que esperar desta temporada: o ‘MasterChef Brasil’ deu lugar ao ‘MasterChef 10’, que por si só representa a possível excelência e grandiosidade da temporada frente às demais, algo que iremos constatar – ou não – alguns episódios adiante.
A troca de jurados e promessa de inovação no ‘MasterChef’
O ‘MasterChef 10’ chega com um novo jurado no time. Substituindo Henrique Fogaça, o chef Rodrigo Oliveira, proprietário do restaurante ‘Mocotó‘, se junta a Erick Jacquin e Helena Rizzo frente às avaliações dos pratos da temporada.
Especialista em comida sertaneja e nordestina, o chef chega com uma boa bagagem para contemplar uma das culinárias mais ricas e especiais do país, uma representatividade necessária em tempos de renovação na televisão brasileira.
+ Participante do ‘MasterChef’ morre em São Paulo após luta contra câncer no intestino
O clima no ‘MasterChef’ também esta muito mais leve. Para a maior parte do público que acompanhou a estreia do reality show, a educação e carinho de Rodrigo com os participantes foram fatores positivos neste primeiro episódio. O chef protagonizou momentos especiais ao lado de pessoas com histórias de vida emocionantes e se mostrou muito receptivo com os amadores.
Por fim, será que o ‘MasterChef 10’ trará algo de novo no formato engessado das últimas temporadas? Ou será tudo uma reciclagem de provas, formatos e tudo o que rolou de melhor ao longos dos últimos 10 anos? Essa ainda é uma incerteza que ainda nos toma após o primeiro episódio, já que tudo só está começando.
O clima de nostalgia, remetendo logo à primeira temporada, deixou um gostinho de ‘quero mais’ no público, que certamente espera ser surpreendido nos próximos episódios. E eu também.
Colaborou: Hernane Freitas
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores