Portal MSN

MSN

Análise: Mudança na grade vespertina corrige grave erro do SBT

Emissora aproveita lançamento de novela mexicana para promover ajuste na grade

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Meu Caminho é Te Amar
Meu Caminho é Te Amar – Foto: Divulgação

Aproveitando o lançamento de Meu Caminho é Te Amar, nova novela mexicana inédita, o SBT resolveu fazer ajustes em sua grade vespertina. O folhetim estreia nesta segunda-feira (28), às 16h30, invertendo a faixa de novelas com o Fofocalizando, que passa a entrar no ar às 15h30.

- Continua após o anúncio -

Deste modo, o SBT dá um horário mais favorável à trama inédita, o que corrige um erro estratégico da emissora. Afinal, as novelas mexicanas sempre registraram audiência satisfatória, mas perderam apelo ao serem movidas para o início da tarde em 2024.

Agora, com a mudança, o Fofocalizando será “ensanduichado” por duas novelas mexicanas, já que Quando me Apaixono segue no ar às 14h30. Assim, são boas as chances de o programa de fofocas segurar parte do público dos folhetins. E Meu Caminho é Te Amar, por sua vez, deve fazer uma entrega mais favorável ao Tá na Hora.

+ Globo tira Sandra Annenberg do ar mais uma vez e gera mudança na sua programação

- Continua após o anúncio -

Estratégia ousada

O SBT pegou o público das novelas mexicanas de surpresa ao mudar o horário destas produções a partir de março deste ano. Os folhetins da Televisa, há anos, iam ao ar no final da tarde e no início da noite, na faixa Novelas da Tarde. Essas produções costumavam fazer frente ao Brasil Urgente, da Band, e até incomodavam o Cidade Alerta, da Record.

Porém, elas passaram a ser exibidas no início da tarde para dar espaço ao Tá na Hora, uma das apostas do SBT em 2024. A ideia da atual direção da emissora era apostar num programa ao vivo, fazer frente aos concorrentes e, ainda, atender demandas de suas afiliadas. Mas, com isso, o SBT acabou perdendo audiência.

- Continua após o anúncio -

Ao público cativo, a sensação foi de que as novelas mexicanas foram “rebaixadas”, ao serem encaixadas na faixa entre 14h30 e 16h30. Muita gente que as acompanhava no início da noite chiou com as mudanças.

+ Neto interrompe o esportivo ‘Os Donos da Bola’, anuncia afastamento e explica motivo

Parceria antiga

O que pega é que exibir novelas do México é uma tradição do SBT desde seus primórdios. O público da emissora gosta e se identifica com essas produções. Tanto que tramas como Carrossel (1991) ou A Usurpadora (1999), até hoje, povoam o imaginário do espectador brasileiro.

Nesse sentido, o SBT contrariou seu próprio público ao dispensar um espaço menos nobre para essas produções. Novelas inéditas no Brasil, como Minha Fortuna é Te Amar e Contigo Sim, foram ao ar no ingrato horário das 15h30. Detalhe: mesmo numa faixa mais difícil, ambas registraram bons números para os atuais padrões do SBT.

Minha Fortuna é Te Amar, aliás, estreou na faixa das 18h30 e teve seu horário alterado em plena reta final. Antes de mudar de faixa, a trama alcançava bons índices e, não raro, se posicionava como o programa mais visto do SBT no dia. Sob este ponto de vista, a mudança de horário não fez o menor sentido.

+ Ex-chefão da Globo, Silvio de Abreu opina sobre remake de Vale Tudo: “preocupante”

Erro corrigido

Ao lançar Meu Caminho é Te Amar às 16h30, o SBT promove uma espécie de “valorização” do produto. Não chega a ser um horário nobre, mas, ao menos, é uma faixa onde há mais aparelhos de TV ligados. Sendo assim, a emissora corrige um erro com a nova mudança.

Porém, o questionamento que fica é se tal correção não chega atrasada. Afinal, o SBT demorou para reagir diante do fraco desempenho de audiência de sua nova programação. É possível que parte do público tenha se perdido para sempre.

Não é errado o SBT querer abrir mais espaço para produções próprias e programas ao vivo. Porém, o canal precisa respeitar sua história, seu público e sua vocação. Jornalismo ao vivo no final da tarde nunca foi sua tradição. Já as novelas dubladas trouxeram muitas alegrias ao canal. Por isso mesmo, é preciso valorizá-las na programação.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.