O SBT fez um estardalhaço para anunciar o retorno de Chaves e Chapolin à sua programação. As duas séries estreladas por Chespirito, que estavam fora do ar no mundo todo havia quatro anos, foram relançadas em 12 de outubro, na grade especial de feriado em alusão ao Dia das Crianças.
Mas, apesar do barulho, as exibições não tiveram sequência. Chapolin e Chaves não conquistaram um espaço fixo na grade depois do relançamento e serão exibidas novamente apenas em caráter especial no próximo sábado, 2 de novembro, quando o SBT promove mais um Feriadão.
A princípio, parece uma estratégia pouco inteligente, considerando a excelente audiência alcançada pelas séries em 12 de outubro. No entanto, é fato que a emissora instiga o público com este relançamento a conta-gotas, dando às produções surradas um tratamento “especial”. Assim, o canal cria um hype em torno das séries.
+ Com volta de Chaves e Chapolin ao SBT, Florinda Meza celebra também retorno do seriado no México
Eterna reprise
Chaves foi exibida pelo SBT à exaustão entre 1984 e 2020. A produção sempre registrou bons índices de audiência e, por isso, foi usada como curinga na grade ao longo de todos estes anos.
Porém, quem acompanhou a comédia todo esse tempo sabe que não são muitos os episódios exibidos pelo canal da família Abravanel. Se considerarmos que o canal, não raro, passava mais de um episódio por dia, esse número parece ainda menor.
Assim, Chaves sempre teve a aura de “eterna reprise”. O público se acostumou a rir das mesmas piadas, enquanto os críticos da série afirmavam que ninguém aguentava mais ver e rever os mesmos episódios de sempre.
+ SBT admite uso de IA em episódios de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ e promete mudanças após erros
Conteúdo premium
Diante deste cenário, parecia impossível acreditar que, em algum momento, Chaves alcançaria o status de produto “premium”. Mas, curiosamente, é exatamente isso o que o SBT está conseguindo ao promover um retorno da produção à grade aos poucos.
Depois de quatro anos fora do ar, Chaves não é mais um programa do dia-a-dia do SBT – ao menos, não até segunda ordem. Por enquanto, a série, ao lado de Chapolin, segue sendo utilizada como programa especial, nos feriados.
O fato de a comédia não ser mais exibida todos os dias aumenta o frisson e até promove o +SBT, serviço de streaming da emissora que disponibilizou dez episódios das duas séries recentemente. Considerando todo o “oba-oba” em cima, parece que a estratégia de “valorizar” a produção está dando certo.
Chaves voltará à grade do SBT?
Sendo assim, o SBT acertou em cheio ao não despejar Chaves em sua grade, como já aconteceu no passado. O retorno a conta-gotas instiga o público e cria toda uma atmosfera de “novidade” ao surrado humorístico. Um feito notável, diga-se.
Diante disso, o SBT faria muito bem em seguir dosando Chaves na grade. De repente, uma exibição semanal – nas tardes de sábado ou manhãs de domingo, por exemplo – seria mais inteligente que voltar a ter a série na grade diária. Isso prolongaria o frisson do retorno.
Porém, diante dos fracos resultados de audiência da programação atual da emissora, é pouco provável que este cuidado se mantenha por muito tempo. Até o ano que vem, Chaves deve voltar a ser utilizado para “salvar” horários problemáticos da grade – que, atualmente, são muitos…
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores