Matinal de vida curta lançado pelo SBT em 2021, o Vem pra Cá pode ser retomado no ano que vem. A emissora admitiu que uma das ideias para a grade de 2025 é o retorno da atração, embora tenha reforçado que não há nada definido ainda.
Mas a ideia, por si só, já parece absurda. Afinal, não faz muito sentido trazer de volta um programa que foi um verdadeiro fiasco no passado. Apresentado por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano, o Vem pra Cá era uma típica revista eletrônica matinal, mas não conseguiu fazer frente aos similares da Globo e da Record.
Com baixos índices de audiência, Vem pra Cá se transformou em mais um “brinquedinho” de Silvio Santos, que mudou o horário da atração várias vezes ao longo de 2021. O programa estreou pela manhã, passou para a tarde, voltou para a manhã e, em seus últimos dias, foi espremido no final da tarde. É esse o programa que o SBT quer resgatar?
+ Jeniffer Nascimento será a protagonista da continuação de Êta Mundo Bom!
Chega Mais em crise
Uma das apostas do SBT para 2024 foi o Chega Mais, outra revista eletrônica matinal. O programa apresentado por Regina Volpato, Paulo Mathias e Michelle Barros tem uma proposta muito parecida com a do Vem pra Cá. Na verdade, não deixa de ser um Vem pra Cá renovado e com novos apresentadores.
Porém, o matinal não alcançou os índices de audiência esperados, tal qual seu antecessor. Chega Mais não chegou a trocar de horário, mas passou por mudanças de direção, reformas e teve seu tempo reduzido com a criação do Chega Mais Notícias. Nada funcionou.
O anúncio da saída de Regina Volpato, que deixa o programa no final do ano, pode ser o indício de que Chega Mais não deve permanecer na grade do SBT em 2025. Isso abriria o espaço para a volta do Vem pra Cá.
+ SBT quebra o silêncio e explica possível volta do ‘Vem Pra Cá’ em 2025
Seis por meia dúzia
Dito tudo isso, fica a questão: faz algum sentido trocar um programa que não deu certo por outro programa de proposta parecida – e que também não deu certo? Na prática, o SBT apenas muda o nome e (provavelmente) os apresentadores.
Se a ideia é “enterrar” o fracasso atual e trazer uma novidade, o resgate do Vem pra Cá não é a melhor opção. Afinal, no fundo, ambas são revistas eletrônicas que tratam basicamente do mesmo assunto. E nenhuma delas funcionou.
O problema é que o SBT quer concorrer com atrações similares e já bastante consolidadas. Encontro com Patrícia Poeta e Mais Você, na Globo, e Hoje em Dia, na Record, já possuem plateia cativa que dificilmente vai optar pelo SBT, que não tem tradição neste tipo de atração.
+ Em alta na Globo, Eliana irá comandar novo programa na emissora
Fiascos anteriores
Não é de hoje que o SBT tenta entrar numa guerra de audiência apostando em formatos consolidados na concorrência. Em 2004, por exemplo, o canal apostou em seu próprio ‘TV Fama’, o Programa Cor de Rosa, que teve vida curtíssima.
Já em 2008, a emissora lançou o Olha Você, cujo formato era copiado do Hoje em Dia. Apresentado por Claudete Troiano, Alexandre Bacci, Ellen Jabour e Francesco Tarallo, o programa derrubou a audiência dos fins de tarde e saiu do ar rapidamente.
Por fim, em 2021, o SBT tentou novamente com o Vem pra Cá. Mas o programa apresentado por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano também não emplacou. Chega Mais vai pelo mesmo caminho. Não seria a hora de o SBT buscar algo novo?
Colaborou: André Santana
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores