Fenômeno de audiência comandado por Silvio Santos entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Show do Milhão voltou ao ar no SBT mostrando que segue com poder de mobilizar o público. Agora sob o comando de Patrícia Abravanel, o quiz show vem atingindo bons índices de audiência.
A atração, inclusive, chegou a liderar a audiência na edição exibida em 22 de setembro, deixando a Globo e seu Estrela da Casa em segundo lugar. Isso mostra o poder de fogo do quadro do Programa Silvio Santos.
Em sua fase clássica, o Show do Milhão incomodava a Globo, que chegou a promover uma reformulação em sua linha de shows para dar conta da concorrência com Silvio Santos. Anos depois, essa guerra de audiência volta a acontecer e pode dar trabalho à Regina Casé, que lança seu novo humorístico Tô Nessa nos próximos dias.
+ Celso Portiolli eleva audiência do ‘Domingo Legal’ e bate a Record com 83% de vantagem
Nova guerra de audiência
Tô Nessa estreia em 13 de outubro e é a nova aposta da Globo para suas noites de domingo. Exibido após o Fantástico, o novo programa dará sequência à tradição de exibir humorísticos na faixa, consagrada pelo sucesso de Sai de Baixo (1996-2002).
Nos últimos anos, o espaço vinha sendo ocupado por programas do canal Multishow, como Vai que Cola e No Corre. Desta vez, a emissora lança uma produção “original” e aposta no carisma de Regina Casé para fisgar o público da faixa.
No entanto, há muitos anos a Globo não emplaca um “fenômeno” no horário. Pelo contrário. Os mais recentes programas de humor lançados ali registraram audiência modesta. Com isso, a concorrência deve ficar bastante acirrada.
SBT tem vantagem
Enquanto isso, o SBT demonstra vantagem nessa nova guerra de audiência, já que o Show do Milhão está no ar há algumas semanas e começa a se estabelecer no horário. Ou seja, Tô Nessa terá como concorrente um programa mais consolidado.
Assim, é grande o risco de a Globo ter dor de cabeça com sua nova aposta. Tô Nessa tem uma grande equipe por trás e promete ser um bom programa. Mas, diante da concorrência, Regina Casé e sua trupe devem ter trabalho. A briga promete ser de cachorro grande.
Histórico de sucesso
O Show do Milhão estreou no SBT no final de 1999, com o título Jogo do Milhão. Sua primeira temporada contou com 22 programas exibidos diariamente, registrando ótimos índices de audiência. O êxito seguiu em 2000, já como Show do Milhão, ainda no esquema de temporadas de 22 dias.
+ SBT deseja ajuda de Boninho na criação de novo reality show
O sucesso do game show “inspirado” no Who Wants to Be a Millionaire – atração que rendeu a versão nacional Quem Quer ser um Milionário?, do Domingão com Huck – foi tanto que deu dor de cabeça à Globo, que chegou a mudar sua linha de shows por conta da concorrência com o SBT. No segundo semestre de 2000, a emissora cancelou programas, como Você Decide, e lançou a minissérie Aquarela do Brasil, na tentativa de melhorar este placar.
Porém, as mudanças não atrapalharam o desempenho do Show do Milhão. Tanto que, a partir de 2001, o SBT optou por fixá-lo na grade, com edições às quartas, quintas e domingos. A princípio, a estratégia deu certo, mas, aos poucos, o desgaste da fórmula levou o programa a perder audiência. Ainda assim, essa primeira versão da atração ficou no ar até 2003.
Colaborou: André Santana
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores