Neste domingo, 25 de agosto, Tom Cavalcante voltou à Record em grande estilo e com um projeto muito interessante como era da vontade dele. No início da atração dominical, o apresentador renomado deixou claro que, por mais que tenha demorado a retomar à televisão aberta, ele só voltaria quando sentisse que teria um programa à altura de seu talento. Dito e feito, ele agora comanda o ‘Acerte ou Caia’, que é um game show de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, e que conta com a participação de inúmeros famosos brasileiros.
O ‘Acerte ou Caia’ era para ter estreado no domingo anterior, 18, mas por conta da morte do maior comunicador da história da televisão brasileira, Silvio Santos, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia, a Record adiou a estreia da nova programação da tarde dominical para prestar uma grande homenagem ao dono do SBT. O que foi uma decisão muito correta, assertiva e respeitosa por parte da emissora, já que a história do comunicador com a TV aberta andam lado a lado ou até mesmo se confundem.
+ “Estou ansioso e feliz”, revela Tom Cavalcante sobre volta a Record e estreia do ‘Acerte ou Caia’
O novo programa de Tom Cavalcante já havia sido gravado dias antes da morte de Silvio Santos, e uma das convidadas da nova aposta da Record, por pura coincidência ou ironia do destino, era a segunda filha dele, a apresentadora Silvia Abravanel. Então, foi muito justo o Tom gravar um vídeo e colocar na edição, em respeito ao dono do SBT, lamentando a morte dele, se solidarizando com a família do empresário e também alertando aos telespectadores que o que estava indo ao ar tinha sido produzido antes do triste acontecimento para o povo brasileiro. Isso foi admirável.
O game show
A atração é uma ótima dica para os telespectadores que estão em casa com a família no domingo e buscam assistir um programa inteligente, divertido e cheio de conhecimento. A direção da Record fez muito bem em escolher o Tom Cavalcante como o titular do game, porque, além dele ser um ótimo apresentador, ele é um excelente humorista, o que acaba deixando o programa muito mais leve, até no momento que os participantes que ficam nervosos, ‘erram’ as respostas das perguntas e caem no buraco, como dita a regra estipulada.
+ Tom Cavalcante registra encontro com Faustão: ‘Está novo de novo’
O primeiro programa mostrou também o quanto o Tom Cavalcante fazia falta na televisão. Em vários momentos, os participantes Silvia Abravanel, Rodrigo Capella, Hugo, Tiago, Sarah Andrade, Gizelly Bicalho, Deolane Bezerra, Edilson Capetinha, Rafael Cortez, Adriana Bombom e Gustavo Mendes demonstraram o sentimento que possuem por ele e rasgavam elogios a carreira do comunicador na televisão. E tudo isso só mostra o quão o titular do ‘Acerte ou Caia’ é respeitado, amado e unânime na TV, só precisava mesmo voltar em grande estilo e da forma que queria já que é consagrado.
Outro ponto que chamou a atenção positivamente é que a produção do ‘Acerte ou Caia’ teve a ideia de colocar a interação do público, através das redes sociais’, na tela. Ou seja, dá para ter uma noção do que os telespectadores estão achando dos 11 participantes naquele momento: justo ou injusto, engraçado ou não.
+ Record bate o martelo e define estreia do programa de Tom Cavalcante
A nova atração dominical da Record lembra muito o ‘Quem Fica Em Pé’, game show do mesmo formato, que era comandado pelo José Luiz Datena, da Band TV, no ano de 2012. Só que é óbvio que o jeito que o Tom comanda o ‘Acerte ou Caia’, de mesclar a centralidade de um apresentador de um programa assim com o seu lado humorista, faz com que a atração fique a cara dele.
Silvia Abravanel foi a vencedora do primeiro programa. A apresentadora do SBT derrubou os outros participantes e levou 47.500 mil reais para casa, após não ter aceitado participar do desafio final.
+ Análise: Com Eliana, o novo ‘Saia Justa’ parece ser interessante, mas o tempo dirá
Silvia Abravanel não aceitou ir para o Desafio Final e sai do programa com R$ 47.500 😮#EstreiaAcerteOuCaia pic.twitter.com/QR3uYGp230
— Acerte ou Caia! (@acerteoucaia) August 25, 2024
Tom e a Record
O apresentador entrou para o casting da Record em 2004, quando comandou o ‘Show do Tom’. Na época, a atração ganhou o gosto dos telespectadores ao ponto de ter passado muitos anos no ar (2011) devido aos quadros de humor, com diversos personagens criados pelo Tom Cavalcante, além das imitações que ele fazia.
Após o fim do contrato, o comunicador tomou a decisão de ir morar nos Estados Unidos. Por lá, ele chegou a estudar cinema, participou de séries e filmes, e também realizou produções para o streaming.
Após esse período distante da TV, Tom Cavalcante voltou à emissora em 2023 para comandar o tradicional especial ‘Família Record’, que reúne todo o elenco do canal no final do ano. Depois desses meses, ele acertou com a direção para comandar o game show ‘Acerte ou Caia’.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores