Em outubro de 2021, Gilberto Braga, grande autor da teledramaturgia brasileira, faleceu vítima de complicações por conta de uma infecção sistêmica. Entretanto, antes de sua morte, o descaso da TV Globo para os projetos que ele apresentava, o entristeceu.
Apesar de ter uma carreira recheada de sucessos, sua última telenovela, ‘Babilônia‘, de 2015, havia sido um grande fracasso. Desse modo, Braga tentou se redimir com o público, mas foi impedido pela vênus platinada. De acordo com o TV História, ele havia entregado uma trama para a faixa das seis com 80 capítulos prontos, mas a emissora carioca preferiu cancelar o projeto.
+ Globo volta atrás e decide cancelar série com Cássia Kis
O folhetim descartado pelo canal se chamaria ‘Feira das Vaidades‘ e contaria com nomes como Cassio Gabus Mendes e Malu Mader. Assim, marcaria o retorno da última citada para a Globo. Além disso, Dennis Carvalho teria sido escalado para dirigir a produção
A narrativa da novela seria baseada na obra ‘Vanity Fair‘, romance escrito por William Makepeace Thackeray. Dessa forma, contaria a história de duas mulheres em situações extremas. Isso, porque enquanto uma seria muito rica, a outra se encontraria na pobreza. Em uma tentativa de obter sucesso na vida, a moça de poucas posses iria se casar com um homem rico. Todavia, o rapaz perderia seu dinheiro depois do casamento.
+ Globo surpreende e promove mudanças na nova novela das nove
O projeto, no entanto, foi cancelado por conta da crise sanitária promovida pela pandemia de Covid-19, algo que, na época, deixou o renomado autor triste.
Outra trama de Gilberto Braga engavetada pela Globo
Ademais, ele também planejava fazer seu retorno para o horário das nove. O remake de ‘Brilhante‘, originalmente exibida em 1981, estava sendo trabalhado para ser exibido na faixa das onze, mas a vênus platinada pediu para o carioca adaptar a trama para às 21h. Com mais de 60 capítulos originais terminados, Gilberto Braga viu todo seu esforço ir por água abaixo ao ser adiado.
Colaborou: Lauan Brito