Jessica Jurado, atriz mexicana conhecida no Brasil por ter interpretado Patricia Bracho na novela A Usurpadora, morreu na última quarta-feira (09), vítima de uma parada cardíaca, apenas três dias antes de completar 56 anos.
De acordo com o jornal O Globo, a morte da atriz foi noticiada pela imprensa mexicana nesta sexta-feira (11), após a confirmação do óbito pela Asociación Nacional de Intérpretes (ANDI).
“Aos seus familiares e amigos, mandando nossas condolências da parte do Conselho Diretor e Comitê de Vigilância da ANDI”, disse o comunicado.
+ Fofocalizando, do SBT, inicia de forma diferente e ganha apresentadores mirins
Quem é Jessica Jurado, a Patricia de A Usurpadora?
Jessica Jurado nasceu em Guadalajara, no México, em 12 de outubro de 1968. Ela estreou na TV aos 18 anos, interpretando a personagem Alejandra na novela Marionetas (1986). Na sequência, esteve em Amor en Silencio (1988).
Após um hiato, Jessica Jurado retornou à TV em Maria do Bairro (1995) interpretando Veronica. Na trama estrelada por Thalia, a personagem era a mãe biológica de Tita (Ludwika Paleta), filha adotiva de Maria.
Depois deste trabalho, Jessica interpretou Patricia em A Usurpadora. A personagem era cunhada de Carlos Daniel (Fernando Colunga) e se torna uma das principais amigas de Paulina (Gabriela Spanic) quando a mocinha se passa pela irmã gêmea do mal, Paola (Gabriela Spanic).
Na sequência, a atriz atuou em Entre el Amor y el Odio (2002), que foi exibida no Brasil pelo SBT com o título No Limite da Paixão. Foi o último trabalho de Jessica Jurado na televisão.
+ Sem Raul Gil, veja como ficará a programação do SBT neste sábado (12)
Sucesso inesquecível
A Usurpadora é considerada um dos maiores clássicos dentre as novelas mexicanas já exibidas no Brasil. A saga das irmãs gêmeas Paulina e Paola fez um enorme sucesso quando foi exibida pela primeira vez no SBT, em 1999.
Além de fazer de Gabriela Spanic um ídolo em terras tupiniquins, A Usurpadora abriu caminho para uma nova “invasão” de novelas mexicanas no Brasil. Tanto que, até hoje, o SBT reserva parte de suas tardes para a exibição destes folhetins.
O sucesso foi tanto que o SBT exibiu A Usurpadora outras seis vezes, entre 2000 e 2017. A novela também foi exibida pelo canal Viva e disponibilizada no Globoplay.
Colaborou: André Santana