Tudo parecia ter ficado resolvido, e a TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, realizou uma nova demissão em massa ao longo desta última segunda-feira (26). Em torno de onze profissionais, incluindo nomes que foram readmitidos por ordem da Justiça após terem sido dispensados da greve.
+ Famoso ator perde processo contra a Globo na Justiça após escândalo em seriado
Nomes como o jornalista esportivo Klébs Lós, o produtor Derek Gustavo, os repórteres Warner Filho e Felipe Farias, e os cinegrafistas José Agatângelo e Nildo Lopez, além deles, outros como Adelaide Nogueira, Valdemir Soares, Daniel Zilliani, Roberta Cólen e Chiara Lima. Dos nomes citados, a maioria deles foram dispensados e recontratados após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
As demissões ocorrem após a ordem decretada pela Justiça, que garantiu que a emissora não poderia dispensar ninguém até o dia 1º de agosto. Procurada, o Sindicato dos Jornalistas do Alagoas (Sindjornal) planeja estudar atitudes para reverter as decisões. Com informações do portal Observatório da Televisão.
Mudanças e afastamento
É polêmica! Nos últimos meses, uma greve tomou de conta da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas. O escândalo, inclusive, motivou o canal a demitir em torno de 15 jornalistas e apresentadores, mas, foi acusada de promover retaliações contra jornalistas que aderiram à greve, e foi obrigada a reintegrá-los pela Justiça.
De acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL, a emissora acatou a decisão, mas passou a rebaixar os profissionais de cargo, com redução nos ganhos, benefícios e afins. O que se fala é que editores foram promovidos a produtores, enquanto apresentadores se tornaram editores, e produtores foram trocados de postos e remanejados para outros cargos. Saiba mais!
Os cortes
Os jornalistas realizaram uma grande greve no último dia 24 de junho, após negociação do sindicato com empresas de comunicação para reajuste salarial em Alagoas. As negociações desandaram, e diante dos rumos que tomou, motivou o manifesto de vários profissionais. Promovendo um verdadeiro caos nos bastidores das emissoras, após todo o movimento, foram demitidos cerca de pelo menos 15 jornalistas nesta última quinta-feira (4), após o retorno às atividades.
De acordo com informações do site UOL, os demitidos atuavam em canais filiais da Globo, como a TV Gazeta de Alagoas, TV Mar, canal de TV por assinatura, e o portal G1. Claro que, tudo tem um motivo, e as demissões aconteceram justamente em virtude do descumprimento à determinação do TRT (Tribunal de Justiça do Trabalho), que garantiu a estabilidade dos jornalistas que participaram da paralisação neste período. Veja detalhes!
Veja também:
Justiça decide sobre processo de acusação grave de policial contra Cesar Tralli e Globo