A busca pelo emprego dos sonhos na Globo é um objetivo de muitos profissionais, mas para alguns que já estão na emissora, a realidade nem sempre é o que esperavam. Nos últimos anos, vários apresentadores e repórteres decidiram deixar o canal, seja para buscar novas oportunidades ou melhorar a qualidade de vida.
O mais recente caso é o de Felipe Andreoli, que deixou o comando do Globo Esporte em São Paulo, seguindo os passos da sua esposa, Rafa Brites, que também se desligou da emissora. Rafa chegou a revelar que, com apenas um story no Instagram, consegue ganhar o mesmo valor que recebia na Globo, mostrando a grande diferença entre os rendimentos tradicionais da TV e as vantagens financeiras das redes sociais.
+ Mesmo com boa audiência, futebol dá prejuízo para o SBT pela primeira vez
Com a crise e a necessidade de ajustar as contas, a Globo e outras emissoras reduziram os salários de seus contratados e, em alguns casos, impuseram restrições à publicidade. Isso tem feito muitos profissionais buscarem alternativas no mundo digital, onde os cachês para influenciadores com grande engajamento podem ser bem mais vantajosos.
Profissionais se dão bem fora da Globo
Um exemplo disso é André Hernan, que, após deixar o Esporte da Globo em 2022, passou a investir em seu próprio canal no YouTube e em parcerias com plataformas digitais. Sua aposta deu certo, e hoje ele faz parte do time do Prime Video e também de uma grande casa de apostas.
+ Virginia revela intimidade com Zé Felipe logo no primeiro encontro: “Vapo vapo”
Outro fator que tem levado muitos profissionais a deixar a televisão é a saúde mental. Marco Aurélio Souza, repórter que trabalhou por 20 anos na Globo, foi um exemplo disso. Após enfrentar uma crise de burnout, que o forçou a fazer uso de medicação e terapia, ele se afastou da pressão do eixo Rio-São Paulo e passou a apresentar o programa Sem Filtro no YouTube da RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, onde a pressão é muito menor.
Colaborou: Renan Santos