A TV Globo pegou a imprensa que cobre o mundo da televisão de surpresa no final da tarde desta sexta-feira (13). A emissora anunciou que Rodrigo Dourado, diretor artístico de programas como Big Brother Brasil e Estrela da Casa, assumirá o comando dos realities da empresa, função essa, até então exercida por Boninho.
Porém, a Globo iniciou conversas com Boninho, atual diretor de Gênero Reality, para uma nova parceria como talento artístico, com quadros e participações em programas e desenvolvimento de novos projetos, mas Boninho optou por seguir atuando como criador, agora de forma independente. Durante o período de transição, ele ainda dirigirá o especial de Roberto Carlos e, no fim do ano, encerrará, em comum acordo com a Globo, o seu contrato com o canal após cerca de 40 anos.
+ Globo bate o martelo e define data de estreia do Tô Nessa!, novo sitcom com Regina Casé
Rodrigo Dourado, que assumiu a direção geral do BBB há dez anos e, há cinco, a direção artística do principal reality da Globo, será o novo diretor de Gênero Reality, responsável por Estrela da Casa e BBB.
Boninho, vale destacar, foi um dos principais responsáveis por trazer grandes realities para o Brasil, além de atuar na criação e desenvolvimento de quadros e programas do formato na TV Globo. Na emissora, o Big Boss, como é chamado por sua atuação nas 24 edições do “Big Brother Brasil”, esteve à frente de programas como ‘No Limite’, ‘Hipertensão’, ‘Jogo Duro’, ‘The Voice Brasil’, ‘Kids’ e ‘Voice +’, ‘SuperStar’ , ‘Popstar’ , ‘Mestre do Sabor’, ‘Estrela da Casa’ e ainda de quadros como ‘Super Chef’ e ‘Jogo de Panelas’.
José Bonifácio Brasil de Oliveira começou a sua carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, e de lá seguiu para a Rádio Globo. Já em 1984, estreou na TV Globo com o programa ‘Clip Clip’ e, a partir daí, dirigiu diversos projetos musicais: dos clássicos clipes para o ‘Fantástico’ até a transmissão de festivais, shows e lives como ‘Rolling Stones’, ‘Hollywood Rock’, ‘Free Jazz’, ‘Rock in Rio’, ‘Especial Amigos’, ‘Show da Virada’ e ‘Especial Roberto Carlos’, entre outros. Em 1992, foi responsável pela criação e programação do canal Multishow. Participou ainda da criação de quadros de games do ‘Domingão do Faustão’, da ‘TV Colosso’ e do ‘Angel Mix’. Foi também responsável pela direção de núcleo de programas como ‘Caldeirão do Huck’, ‘Vídeo Show’, ‘TV Xuxa’, ‘Estrelas’, ‘Tamanho Família’ e ‘Domingão do Faustão’ e, como diretor de Gênero, já esteve à frente de ‘Mais Você’, ‘Encontro com Fátima Bernardes’ e ‘É de Casa’, ‘Caldeirão com Mion’, ‘Panelaço’, ‘Carnaval’, shows, transmissões de eventos e especiais musicais.
+ Programa de Daniel na Globo, será uma mistura de Bem Sertanejo com Som Brasil
Já Rodrigo Dourado está no ‘Big Brother Brasil’ desde sua primeira edição. Migrou do jornalismo para o entretenimento, onde começou no reality em 2002, como editor. Algumas temporadas depois, passou a diretor, quando passou a cuidar do conteúdo, da pós-produção e da direção de festas.
No ‘BBB 15’, assumiu a direção geral da atração, cargo que ocupou até a edição de 2021 do reality, quando passou a assinar a direção artística. Nos anos em que esteve no entretenimento da TV Globo, Rodrigo Dourado trabalhou também em outros realities e programas de variedades como ‘No Limite’, ‘Fama’, ‘Estrelas’, ‘The Voice’, ‘Hipertensão’ e ‘O Jogo’. Esse ano, ao lado de Boninho, participou da criação e do desenvolvimento artístico de ‘Estrela da Casa’, formato original de grande sucesso comercial.