O diretor Jayme Monjardim está bem próximo de realizar um projeto de novela que vem planejando há tempos: Romaria. A trama, que traz temas de várias religiões, foi oferecida à Globo, mas acabou não sendo aprovada e agora deve ganhar vida na Band, que quer voltar a investir em teledramaturgia.
Em uma recente entrevista ao colunista Flávio Ricco, Jayme, que saiu da Globo em julho do ano passado, mencionou a possibilidade de trabalhar novamente com uma autora que também deixou a emissora recentemente: Lícia Manzo.
Ele sugeriu um possível trabalho conjunto com a novelista de forma independente. “Quem não gostaria de trabalhar com a Lícia Manzo, uma das autoras mais importantes e discípula de Manoel Carlos? Se um dia ela estiver livre e disposta a uma produção independente, vai ser um presente dos deuses”, disse o diretor.
+ Romaria: diretor adianta detalhes de nova novela religiosa da Band, que foi rejeitada pela Globo
Curiosamente, os dois já colaboraram antes em Sete Vidas, novela das seis da Globo exibida em 2015, que possui uma premissa semelhante à de Romaria. Jayme explicou que a nova novela acompanha a história de um homem que, sem condições de cuidar dos filhos após a morte da esposa, decide vendê-los. Os filhos acabam se espalhando por cinco regiões do Brasil, e a trama explora as histórias de cada um deles nessas diferentes realidades.
+ Band toma decisão e exibirá em 2025, pela primeira vez, temporada do Masterchef com celebridades
No leito de morte, o pai pede ao filho mais velho que reúna os irmãos em uma romaria até Aparecida (SP), tornando essa promessa o coração da narrativa. “Não tem história mais brasileira que essa”, destacou Jayme em outra entrevista.
Produção ainda não foi confirmada
A produção de Romaria ainda não está 100% confirmada, mas a Band corre contra o tempo para tentar lançar a novela no segundo semestre de 2025. Para isso, ainda faltam firmar acordos com outras empresas interessadas, como a Warner Bros Discovery, com quem a emissora mantém uma boa parceria.
Colaborou: Renan Santos