Segundo a coluna do jornalista Daniel Castro da Folha de S.Paulo desta quarta-feria o Datanexus, primeiro concorrente do Ibope, financiado pelo SBT, não deverá mais ser extinto.
Convencido por executivos do SBT de que ser dono do instituto tiraria a credibilidade, e que o importante é ter dados alternativos ao Ibope, Silvio Santos recuou, e quer relevar o impasse com cientista político Carlos Novaes, presidente do instituto de pesquisas de audiência. Ambas as partes já dizem acreditar que chegarão a um “entendimento” nesta semana.
Após investir R$ 4 milhões em tecnologia e metodologia do Datanexus, Silvio Santos desfez a parceria com Novaes na véspera do lançamento do instituto. Temia, no futuro, ser traído por Novaes. Exigiu, então, a criação de uma nova marca, que seria sua.
A repercussão dos primeiros relatórios do Datanexus (que não alteram o ranking do Ibope, mas são menos favoráveis à Globo) foi positiva, e emissoras e agências de publicidade manifestaram interesse em se tornar clientes.