A Disney pegou a todos de surpresa nesta segunda (02), ao comunicar o encerramento de alguns dos seus canais na TV por assinatura. A exceção será apenas para os canais ESPN, todos os demais vão ser descontinuados no mês de fevereiro de 2025.
A informação foi confirmada pelo canal do Mickey. As operadoras Claro e Sky, inclusive, já foram informadas em relação a mudança. Os canais que irão sair do ar serão os seguintes: Star Channel, Cinecanal, FX, Nat Geo, Disney Channel e Baby TV. Todos eles são responsáveis por exibir filmes e séries, porém, vinham marcando baixa audiência.
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Com o fim dos canais, todo o conteúdo da Disney irá ficar restrito ao Disney+, plataforma de streaming da empresa, que acabou sendo relançada recentemente com conteúdo de esportes ao vivo.
A ESPN, por sua vez, seguirá no ar pela sua relevância com eventos ao vivo. Não é raro as partidas de futebol serem líderes no serviço aqui no Brasil, onde conta atualmente com pouco mais de 10 milhões de assinantes.
Por meio de uma nota, a Disney confirmou a mudança de negócio, dizendo apenas que está seguindo uma tendência de mercado, modernizando as suas entregas de conteúdo com a demanda do público.
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“Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025”, comunicou o canal em sua nota. “Essa decisão inclui o encerramento dos canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, sem impactar nossos canais esportivos”, completou.
A atitude da Disney, vale dizer, é a primeira de uma grande empresa de comunicação em relação à TV paga aqui no Brasil. Outros grandes grupos como Warner e Globo possuem acordos robustos com as operadoras de TV e seguem com os seus canais lineares na TV por assinatura.