Volta por Cima acabou de estrear, e a Globo já está a mil com os preparativos para sua próxima novela das 19h, Dona de Mim. Mas o novo folhetim já enfrenta seu primeiro obstáculo: o título da trama.
De acordo com a coluna Gente, da revista Veja, a Globo não conseguiu o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o que significa que o título não pode ser usado oficialmente. Com isso, a emissora terá que correr contra o tempo para encontrar um novo nome para a novela, cuja estreia está prevista para 21 de abril. A história gira em torno de uma babá que, por acaso, acaba assumindo o papel de cuidadora.
Vale lembrar que essa mudança de título não é algo novo nas produções da Globo. Muitas vezes, a própria emissora propõe uma alteração, ou é necessário mudar o nome devido à falta de disponibilidade de registro, já que outra pessoa ou empresa possui a marca.
Outra mudança de título
Um exemplo recente é a atual novela das 18h, Garota do Momento. Escrito por Alessandra Poggi, o folhetim tinha o título provisório de Tutti Frutti, uma referência à música clássica de Little Richard, que marcou a história do rock’n roll na década de 1950.
+ Ana Maria Braga testa positivo para a Covid e se ausenta do Mais Você
Esse título também remetia ao modo como a sociedade brasileira dos anos 50 se referia ao que hoje chamamos de “it girls”. A protagonista, Beatriz (Duda Santos), entra nesse universo depois de aceitar o convite para ser modelo de uma loja.
A autora, no entanto, buscou inspiração para o novo título, Garota do Momento, que também traz uma conexão com a época. Ele faz referência à música Girl of the Moment, do filme Lady in the Dark (1944), reforçando o clima vintage ligado ao universo da moda e da publicidade.
Colaborou: Renan Santos