A Band está passando por uma verdadeira crise quando o assunto é Fórmula 1 em sua programação. E a informação mais recente é que a Globo está interessada em levar de volta a principal categoria do automobilismo mundial para a sua programação.
De acordo com informações do F5, a emissora da família Marinho está em negociação com a Liberty Media para já ter o evento novamente em suas mãos já em 2025. Porém, vale destacar que a Band tem contrato com a empresa válido até o final de 2025.
Mas, a Band desde o ano passado tem vivido uma verdadeira crise. Acontece que a Band e a Liberty Media dividem de forma igualitária os valores pagos por patrocinadores, porém, a emissora da família Saad tem encontrado dificuldades para pagar os valores que foram acordados na época em que as duas empresas formaram a parceria, em 2021.
No ano passado, uma casa de aposta comprou uma cota de patrocínio no valor de 20 milhões de reais, porém, não pagou o valor, fazendo a Band ter um grande prejuízo. O caso acabou indo parar na Justiça.
A POSSÍVEL VOLTA DA F1 NA GLOBO
Segundo foi passado pelo F5, a Globo pretende transmitir a temporada completa da F1 no seu canal pago, o SporTV, e no seu streaming Globoplay.
Mas, não ficaria limitado apenas a isso. A emissora quer sim manter transmissões da competição na TV aberta, porém, com apenas algumas corridas emblemáticas, a exemplo do Grande Prêmio do Brasil e o GP de Mônaco.
A emissora, vale destacar, no passado, foi a grande responsável pela popularidade da categoria aqui no Brasil, onde teve transmissão na emissora entre os anos de 1981 e 2020, de forma ininterrupta, ou seja, foram quase 40 anos de transmissão da competição automobilística pela emissora carioca.
A Globo tem enxergado que mesmo não tendo um representante brasileiro, voltar a exibir as provas em sua programação, seria uma grande oportunidade comercial. Pois, mesmos nos anos em que a audiência não foi muito boa, a Fórmula 1 sempre teve êxito publicitário, pela apelação que tem junto às classes AB, que possui um maior poder de aquisição.
Assim, a Liberty Media tem visto com bons olhos a volta da Fórmula 1 para as mãos da Globo. Mas, o modelo de negócio para o pagamento dos direitos da transmissão ainda está sendo discutido pelas partes. O que se sabe é que apesar do interesse, a Globo não irá fazer nenhuma loucura financeira.
Ao ser procurado, ao F5, a Band se limitou a dizer que tem contrato vigente pelos direitos da Fórmula 1 até o final de 2025.