Após encerrar uma trajetória de 40 anos na Globo, Jayme Monjardim já está se preparando para um novo desafio: a produção da novela Romaria. O projeto está em negociações avançadas com a Band e, se tudo der certo, tem previsão de estreia para o dia 12 de outubro de 2025. Apesar do otimismo, ainda há alguns detalhes importantes a serem definidos, como o orçamento, que é considerado o principal obstáculo para tirar o folhetim do papel.
Monjardim, no entanto, prefere manter os pés no chão enquanto o contrato não é assinado. Ele comentou que ainda não formou expectativas sobre elenco ou outras fases da produção. A previsão é que as gravações aconteçam entre fevereiro e maio de 2025, com uma decisão final sendo tomada até o fim deste ano.
“Vai dar certo. Tudo estará acontecendo nos próximos 15, 20 dias. Antes do final do ano vamos definir. A ideia é estrear em 12 de outubro de 2025. A gente gravaria em fevereiro, março, abril e maio. Estamos no processo, não sei por que divulgam como se já estivesse tudo acertado”, disse o diretor em entrevista ao jornal O Globo.
Trama de Romaria
A trama de Romaria, escrita por Leticia Wierzchowski há cerca de três anos, terá 81 capítulos e contará uma história cheia de emoção: cinco irmãos que foram separados na infância e entregues a diferentes famílias. Depois de se espalharem pelo Brasil, o filho mais velho decide cumprir o último pedido da mãe, feito em seu leito de morte: reunir todos novamente.
O enredo ainda se conecta à história de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Monjardim quer incluir cenas que mostrem a chegada da imagem ao país e como ela se tornou padroeira, enquanto o protagonista vive um romance com uma mulher que está escrevendo uma tese sobre a santa. Essa ligação religiosa promete ser um ponto forte da narrativa.
+ SBT tem interesse em Tiago Leifert para substituir Cleber Machado como narrador e apresentador
Mesmo sem investir em novelas desde 2008, quando exibiu Água na Boca, a Band vê em Romaria uma oportunidade de retomar sua produção dramatúrgica. Além disso, o folhetim pode ganhar uma versão mais curta no catálogo da Max, plataforma de streaming da Warner Bros Discovery, que já tem parcerias com a Band e está investindo em produções brasileiras, como Beleza Fatal e o remake de Dona Beja.
Colaborou: Renan Santos