A emissora da família Marinho tem lutado na Justiça há pelo menos seis anos pelo direito da marca Domingão, que é usado há décadas pela emissora e dá nome a um de seus programas na programação de domingo.
De acordo com informações passadas pela Coluna Gente, da Veja, o registro do termo pela emissora foi inviabilizado por ser considerado uma imitação de um outro já registrado anteriormente.
+ Globo pretende homenagear Faustão durante o ‘Domingão’
Isso pois, há alguns anos, o diretor da Banda Domingão, Evanil Bernardes da Silva, conhecido como Nil Bernardes, acabou registrando no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o nome do grupo que se apresentava no programa da TV Globo na época em que o mesmo ainda era apresentado por Faustão, isso, acaba impedindo a Globo de usar a expressão Domingão, pois, por ser considerada uma imitação, o INPI acaba inviabilizando a autorização.
Então, desde 2018, a Globo entrou com um pedido no instituto para a “nulidade administrativa do registro de marca”, e recentemente, em julho de 2024, a justiça deferiu a petição de caducidade do registro pela falta de contestação.
“O titular será intimado para se manifestar no prazo de 60 dias, cabendo-lhe o ônus de provar o uso da marca ou justificar seu desuso por razões legítimas”, diz o documento do processo segundo a coluna da Veja. Vamos aguardar os próximos capítulos!
‘DISPUTA’ ENTRE APRESENTADORES
+ Luciano Huck comemora audiência do ‘Batalha do Lip Sync’ no ‘Domingão’
Foi confirmado que no próximo ano não haverá uma nova temporada do programa Linha Direta, que tem o comando de Pedro Bial na Globo.
Com isso, abrirá uma vaga na programação da emissora no horário nobre, e de acordo com informações do jornalista Alessandro Lo-Bianco, já existem dois nomes na Globo ‘disputando’ o horário deixado por Bial…Leia mais!