Portal MSN

MSN

Globo está preocupada com possível volta do horário de verão

Horário de verão deve voltar ainda este ano

Bruno Silva
Bruno Silva
Redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Área VIP, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo da TV, a vida dos famosos e os acontecimentos mais importantes das novelas.
TV Globo - Logo - Divulgação
TV Globo – Logo – Divulgação

O possível retorno do horário de verão aqui no Brasil tem gerado preocupação na Globo. O canal carioca sabe que não tem como intervir na questão e está temendo que a mudança possa prejudicar a audiência dos seus próximos lançamentos.

E o principal deles é a novela Garota do Momento, que tem previsão para começar no mês de novembro, substituindo No Rancho Fundo. Tramas que pegam o horário de verão em suas estreias nunca tiveram um histórico bom na emissora.

+ Apesar da baixa audiência, Estrela da Casa ganhará segunda temporada na Globo

Diante da situação, a Globo não tem como antecipar ou adiar a estreia da novela, pois, o planejamento do canal já está definido tem um tempo. No Rancho Fundo, além disso, já encontra-se na sua reta final de gravações.

A maior preocupação também está em relação a como ficará a programação das suas parceiras no Norte e Nordeste do país caso essas regiões não entrem no horário de verão, como ocorria até 2019.

A emissora entende que exibir uma programação de forma atrasada para metade do país não é nada bom, especialmente para as novelas, mas que a chamada “rede fuso” precisaria retornar pelo costume do público local.

Nesses lugares, a emissora exibia nos últimos anos do horário de verão, a sua programação gravada, com uma hora ou mais de atraso. E o único programa ao vivo no horário nobre era o Jornal Nacional e as transmissões do futebol ao vivo.

+ Globo altera programação e cancela exibição da novela Cabocla

Devido à seca de proporções históricas no Brasil, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) recomendou ao Ministério de Minas e Energia a volta do horário de verão. A orientação agora vai ser debatida por outros órgãos do governo, porém, não vai ser implementada antes do fim do período eleitoral em 27 de outubro.

Lula só deverá autorizar a volta caso um parecer técnico seja dado como positivo. O horário de verão foi extinto em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Bruno Silva
Bruno Silva
Redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Área VIP, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo da TV, a vida dos famosos e os acontecimentos mais importantes das novelas.