Portal MSN

MSN

Globo pode dar fim ao Premiere após 27 anos de existência; futuro do canal de pay-per-view é incerto na emissora

Premiere corre risco de chegar ao fim após 27 anos

-

-

Bruno Silva
Bruno Silva
Redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Área VIP, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo da TV, a vida dos famosos e os acontecimentos mais importantes das novelas.
Logo Premiere (Imagem: Divulgação)

O clima no setor esportivo da Globo atualmente é de desespero. Acontece que o canal não possui acordo com a Liga Forte União para exibir as partidas dos times que pertencem ao bloco, assim, o canal pode acabar ficando com o seu canal de pay-per-view, o Premiere, esvaziado no próximo ano ou até ter que abrir mão do seu serviço de pay-per-view, que existe desde 1997 e exibe os jogos do Campeonato Brasileiro Séries A e B, Copa do Brasil e alguns Estaduais dos quais o canal possui os direitos de exibição.

- Continua após o anúncio -

Atualmente a emissora só possui acordo com a Libra, para exibição das partidas dos times do grupo. E caso o cenário não se modifique, o canal poderá exibir tanto na TV aberta como na fechada, apenas confrontos de oito times dos 20 da Série A como mandante, o que acaba reduzindo de forma drástica a oferta de duelos aos torcedores.

Como a Libra só dispõe de 152 duelos do Brasileirão, a emissora, sem contrato com a LFU, tem direito apenas a quatro jogos exclusivos por rodada do Brasileirão. Uma possibilidade é ter dois na TV aberta, um no SporTV e outro no canal fechado ou no Premiere. Mas, televisionar apenas uma partida de forma exclusiva por rodada, mesmo com grandes times envolvidos, a exemplo de Flamengo e Palmeiras, deixará o Premiere esvaziado.

+ Eliana terá um fim de ano bastante agitado na Globo; confira o cronograma

- Continua após o anúncio -

Vale ressaltar que os detentores de direitos do campeonato podem escolher o jogo que querem exibir quando o time de seu bloco jogar em casa, como determina a Lei do Mandante, que encontra-se em vigência desde 2021, quando foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, alterando a regra antes prevista na Lei Pelé.

Um exemplo é, se existe o duelo Palmeira x Corinthians no Allianz Parque, quem tem o direito de exibição é a Globo, pois, o Palmeiras faz parte da Libra. Agora se a partida foi na Neo Química Arena, a Record e o YouTube ou Prime Vídeo podem exibir, uma vez que a equipe alvinegra integra a LFU.

- Continua após o anúncio -

No mês de março, a Globo acertou o contrato com a Libra. Com duração de cinco anos, o acordo deverá render 5,5 bilhões às equipes. Anualmente, a Globo paga cerca de 1,1 bilhão, tanto pela exibição na TV aberta como na fechada, no SporTV, para os membros da Libra.

Porém, isso apenas se os nove clubes que compõem o bloco estiverem na Série A, caso contrário, o valor cairá para perto de 1 bilhão. O Premiere não se encontra no cálculo, pois, ainda não possível prever quando – e se – as equipes vão receber via pay-per-view. A quantia está sendo tratada como um repasse extra pelas partidas transmitidas no PPV.

A Libra é composta por alguns dos times mais poderosos do país e de maior torcida, porém, possuí menos equipes em comparação à LFU. Hoje fazem parte da Libra Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Grêmio, Bahia e Vitória, além do Santos, que hoje disputa a Série B e luta para retomar seu posto na elite.

+ Atriz faz piada sobre valor baixo que recebeu por reprise de novela da Globo; veja quanto

De acordo com informações do Estadão, a Globo tem estudado soluções para caso fique sem as partidas dos times que compõem a LFU, que já acertou a venda de dois pacotes para Record e YouTube, que vão exibir o mesmo jogo simultaneamente, e a Amazon, que é detentora de uma partida exclusiva por rodada a ser exibida no seu streaming, o Prime Vídeo.

A Globo, vale dizer, encontra-se no páreo pelos jogos restantes, além dela, existem outros quatro interessados na compra dos pacotes da LFU que ainda encontram-se disponíveis, são eles: Warner Bros, Disney+, DAZN e Google.

Para os clubes da Libra, vale destacar, que um acerto da Globo com a LFU poderia gerar receita adicional do Premiere.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Bruno Silva
Bruno Silva
Redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Área VIP, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo da TV, a vida dos famosos e os acontecimentos mais importantes das novelas.