Procon quer o fim da publicidade em ‘Carrossel’

O novo “baú da felicidade” de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos merchandisings na novelinha “Carrossel”, sucesso comercial e de audiência do SBT.

De acordo com a coluna Outro Canal do jornal Folha de S.Paulo, aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. “Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças”, fala Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.

Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de “Carrossel”, a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau Show.

Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar os merchandisings, que surgem em quase todos capítulos do folhetim.

O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito.

O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.

Wandreza Fernandes: Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

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