A novela Tieta, atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, foi reclassificada pelo Ministério da Justiça como imprópria para menores de 14 anos. A decisão saiu no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (3). Exibida originalmente entre 1989 e 1990, a trama era anteriormente indicada para maiores de 12 anos.
Segundo informações do portal F5, o monitoramento foi feito pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), ligada ao Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS). O órgão justificou a mudança apontando a presença de temas sensíveis, como “prostituição, nudez, relação sexual, estigma ou preconceito, morte intencional e suicídio”. Com isso, a recomendação é que a novela vá ao ar apenas após às 21h.
A Globo tem até cinco dias para recorrer, mas como a reclassificação é apenas uma recomendação, dificilmente haverá alteração no horário de exibição. Desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a obrigação de vincular a classificação indicativa ao horário de transmissão na TV aberta.
Reprise de Cabocla também havia sido reclassificada
Essa mudança não é novidade. Recentemente, a reprise de Cabocla também recebeu reclassificação para maiores de 14 anos, mas permaneceu sendo exibida na faixa vespertina dentro da Edição Especial.
Mesmo com a escolha ousada de trazer um folhetim mais antigo para o Vale a Pena Ver de Novo, Tieta já é considerada um sucesso em sua reprise atual. Embora ainda não tenha superado a audiência da última reprise de Alma Gêmea, a trama protagonizada por Betty Faria está com números bem próximos, algo que vem animando a Globo.
Colaborou: Renan Santos