‘Sob Pressão’, uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, recebeu quatro prêmios FIPA de Ouro na categoria série, no 31º Festival International de Programmes Audivisuels (FIPA), realizado de 23 a 28 de janeiro, em Biarritz, na França. Além do prêmio de melhor série, Marjorie Estiano foi escolhida como a Melhor Interpretação Feminina pela sua personagem, a cirurgiã Carolina; Julio Andrade ganhou uma estatueta pela interpretação do médico Evandro; e Jorge Furtado, Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão ,por Melhor Roteiro. Os prêmios foram recebidos pelo roteirista Lucas Paraizo em cerimônia realizada neste sábado (27). O FIPA, que tem como principais fundamentos a independência e a qualidade, contou com 24.750 espectadores neste ano.
A Globo vem marcando presença em renomados festivais de cinema e produções audiovisuais ao redor do mundo como a Berlinale (Alemanha), o Toronto International Film Festival (Canadá), o Festival Internacional de Cine de Punta del Este (Uruguai), e o Series Mania (França).
O próximo festival audiovisual a exibir obras da Globo será o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto. As séries ‘Carcereiros’ e ‘Vade Retro’ foram selecionadas para a edição deste ano, que acontece de 20 de fevereiro a 4 de março, em Portugal. O diretor artístico de ‘Vade Retro’, Mauro Mendonça Filho, estará presente no evento.
A série ‘Sob Pressão’ é fruto do longa-metragem homônimo de Andrucha Waddington. Criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro ‘Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro’, de Marcio Maranhão, a série é de autoria de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Marcio Maranhão.