A expectativa foi grande para o primeiro candidato à presidência ser entrevistado pelo Jornal Nacional, da TV Globo. Jair Bolsonaro (PL) sentou na bancada do estúdios de jornalismo da emissora em frente a William Bonner e Renata Vasconcellos.
Bonner não poupou o candidato e atual presidente do Brasil. Cobrado a assumir o compromisso de que não contestará o resultado das urnas, Bolsonaro afirmou que o país “terá eleições limpas”, mas acrescentou que aceitará o resultado o pleito “desde que (as eleições) sejam limpas e transparentes”.
William Bonner rebate Bolsonaro após ser acusado de propagar fake news ao vivo
“Seja qual for (o resultado). Eleições limpas e transparentes serão respeitadas. Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, disse ele.
Antes, Bonner começou a entrevista com uma pergunta sobre as constantes declarações contra as urnas eletrônicas por parte de Bolsonaro. Questionado o que planejava com essa estratégia, o presidente voltou a citar o inquérito da Polícia Federal cujas informações ele é investigado por ter vazado.
Durante a sabatina, Bolsonaro ainda afirmou que, “pelo que tudo indica”, a relação com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está “pacificada”.
Internautas repercutem entrevista de Bolsonaro na Globo
Moraes é o responsável, no STF, por investigações contra aliados do presidente por disseminação de informações falsas. Nas últimas semanas, interlocutores das duas partes vêm tentando intermediar uma espécie de armistício entre o magistrado e o Bolsonaro.
No início da edição, Bonner anunciou que os candidatos mais expressivos segundo pesquisa DataFolha terão espaço no JN. Além de Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luis Inácio Lula da Silva e Simone Tebet estarão na bancada do jornal ao longo da semana.
Confira:
#AOVIVO Jair Bolsonaro (PL) responde a pergunta sobre compromisso com o resultado das urnas #JN
➡ Acompanhe a cobertura: https://t.co/pH6933zHn4#JornalNacional #BolsonaroNoJN #Eleições pic.twitter.com/NxIt94v3cX
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 22, 2022