Um dos dilemas mais intrigantes da história da teledramaturgia foi relembrado nesta segunda-feira, dia 10, em ‘Por Amor’, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
+ Por Amor está de volta no Vale a Pena Ver de Novo; relembre a trama
Há mais de duas décadas, o autor Manoel Carlos convidava o público a refletir sobre os limites do amor na trama em que a personagem Helena (Regina Duarte) para poupar a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), troca ainda na maternidade, o seu bebê saudável pelo neto morto, com a ajuda do médico César (Marcelo Serrado). Helena diz a todos que o seu filho não resistiu e Eduarda passa a cuidar do irmão como filho sem saber.
A cena icônica que põe em xeque uma situação extrema mantém sua força ainda nos dias atuais e continua levantando a questão atemporal: o que você seria capaz de fazer por amor ?.
A atriz Regina Duarte comenta que este gesto de amor da sua personagem sempre dividiu muito o público em todas as exibições. “Houve quem fosse contra, sim, mas acho que a reação a favor foi mais forte”, diz.
Antonio Fagundes, que interpretou o personagem Atílio, pai do bebê de Helena, conta como esta cena mexeu e mexe muito com o público e carrega todo o conflito até o fim. “Foi difícil de fazer porque a gente tinha que descobrir o tom exato daquilo, ao mesmo tempo em que lançava o problema da novela, explicando, de certa forma, o nome da trama: ‘Por Amor’”.
Cena repercute nas Redes Sociais
A cena causou alvoroço nas redes sociais e os internautas comentaram deixando a novela nos tredings topics no Twitter.
Veja os comentários:
“você percebe que uma novela é realmente boa e bem escrita quando é atemporal e mesmo depois de 20 anos, as mesmas cenas causam as mesmas reações. isso tá rolando com #PorAmor que tá nos TTs depois de 21 anos da primeira exibição.”
você percebe que uma novela é realmente boa e bem escrita quando é atemporal e mesmo depois de 20 anos, as mesmas cenas causam as mesmas reações. isso tá rolando com #PorAmor que tá nos TTs depois de 21 anos da primeira exibição.
— vv oddly (@evaandroo) June 10, 2019
“O Sílvio Santos se fosse Dono da Globo colocaria #PorAmor pra reprisar em horário nobre. Eu fico muito chocado com o texto, diálogos e atuações tão humanizadas”.
O Sílvio Santos se fosse Dono da Globo colocaria #PorAmor pra reprisar em horário nobre. Eu fico muito chocado com o texto, diálogos e atuações tão humanizadas.
— Ary Régis (@AryRegis) June 10, 2019
“Ainda bem que eu cheguei a tempo em casa hoje pra assistir o capitulo de hoje de #PorAmor Eu realmente acho essa novela muito legal!”
Ainda bem que eu cheguei a tempo em casa hoje pra assistir o capitulo de hoje de #PorAmor
Eu realmente acho essa novela muito legal!— Então me desbloqueia do zap bb (@orcadeon) June 10, 2019
Um grande momento da história da teledramaturgia brasileira: A troca de bebês em #PorAmor.
SHOW TOTAL DE REGINA DUARTE E MARCELO SERRADO. pic.twitter.com/FHH3prE7wK— EduKandO (@EduardoHideoK) June 10, 2019
Meu Deus, essa novela é um hino #porAmor
— Victor (@vhlima_) June 10, 2019