
Com o fracasso de A Caverna Encantada, o SBT pretende repensar sua teledramaturgia. A emissora substituirá a atual novela por uma produção importada para ter mais tempo de definir um próximo texto para produzir. A ideia é fazer uma novela familiar, mas não necessariamente infantil.
Curiosamente, o SBT tem em suas gavetas uma solução caseira para repensar sua teledramaturgia. Em 2008, a emissora adquiriu os direitos de 35 radionovelas escritas por Janete Clair, considerada uma das maiores autoras de novelas de todos os tempos.
No entanto, de acordo com a ‘Folha de S. Paulo’, o canal da família Abravanel não tem a intenção de tirar esses textos da gaveta. Segundo a publicação, a emissora entende que os textos não têm apelo para o público da atualidade, já que foram escritos para o rádio entre os anos 1940 e 1970.
+ Vale Tudo: Aliadas, Maria de Fátima e Odete Roitman separam Raquel de Ivan
Clássicos
Após adquirir os textos radiofônicos de Janete Clair, o SBT fez apenas uma novela baseada na obra da autora. Trata-se de Vende-se Um Véu de Noiva, produzida em 2009 e adaptada por Íris Abravanel. A novela amargou baixos índices de audiência.
A própria Janete Clair já havia adaptado Vende-se um Véu de Noiva para a televisão nos anos 1960. Estrelada por Regina Duarte, Véu de Noiva marcou a história da Globo, já que foi a primeira novela do canal com tons realistas – antes dela, a teledramaturgia da emissora era marcada pelos dramalhões de Gloria Magadan, situados em reinos distantes.
Entre os textos radiofônicos adquiridos pelo SBT está A Noiva das Trevas, que também ganhou uma adaptação na Globo intitulada Direito de Amar (1987). Mas, com o fracasso de Vende-se um Véu de Noiva, o SBT desistiu de seguir apostando nos textos da autora.
+ Após Pantanal e Renascer, Marcos Palmeira confessa que gostaria de fazer mais um remake
Centenário
Esposa do dramaturgo Dias Gomes, Janete Clair completaria 100 anos nesta sexta-feira (25). A novelista marcou a história da teledramaturgia brasileira ao assinar alguns dos maiores sucessos da Globo.
Janete é autora de Irmãos Coragem (1970), trama que “quebrou” a ideia de que novela era um entretenimento apenas feminino. Outros clássicos da autora são Selva de Pedra (1972), O Astro (1977) e Pai Herói (1979).