José Luiz Datena realizou nesta quarta-feira, 23 de abril, um desabafo sobre críticas alheias, sendo de profissionais que cobrem o mundo da televisão ou não, e afirmou que ninguém gosta de recebê-las, principalmente as pessoas públicas. Ele disse que, quando isso ocorre, a empatia acaba de vez e argumentou sobre o assunto.
“O Silvio Santos, que foi um gênio na televisão, quis valorizar o trabalho de cada um na sua área profissional. Então, o Troféu Imprensa é o ‘Oscar’ brasileiro, na minha modesta opinião. Feita por gente capacitada, da melhor qualidade, por gente que analisa televisão e a imprensa o dia inteiro. Gente que é crítica, às vezes até ácida demais, mas você tem que aceitar as críticas”, iniciou Datena, ao vivo, no SBT.
+ Datena enfrenta problema técnico no ‘Tá Na Hora’, do SBT, e toma atitude ao vivo
Adiante, o apresentador fez uma revelação sobre o meio artístico: “Eu vou ter contar uma coisa, essa história de que o cara gosta de críticas construtivas, isso é para Inglês ver. Ninguém gosta. É claro e evidente [que ninguém gosta]. Principalmente se ela for pública, ninguém gosta”.
Porém Datena saiu em defesa dos colunistas e críticos de televisão e famosos: “É difícil a vida dos colunistas por que nem sempre se agrada todo mundo 100% do dia. A pessoa te adora, mas quando você critica alguém ferrou-se. Acabou, velho! Acabou aquela empatia que existia. Então, eu acho muito difícil a vida dos colunistas, que são fantásticos no meu ponto de vista”.
+ Datena recebe ultimato de chefão do SBT, ao vivo, e não se cala no Tá Na Hora: “Quem pode manda”
O veterano prosseguiu sua reflexão e realizou uma comparação da imprensa antigamente com a atual: “Tem gente que é muito boa, como em toda profissão, tem gente que está na média. Mas eu não vejo mais tanta gente maldosa como tinha antigamente. Não vejo mais. Eu vejo as pessoas fazendo algumas críticas importantes, que servem realmente para uma correção de rumo, mas é uma profissão extremamente difícil e, se você não falar bem todos os dias, você não vai agradar, pelo menos, a quem está sendo criticado”.
Datena opinou sobre o gosto da população brasileira e fez um alerta aos colegas de imprensa: “O povão adora uma fofoca, principalmente negativa, mas tem que ter respeito, carinho por quem você critica negativamente. Uma crítica mal colocada, você pode destruir não só a carreira de alguém, mas a vida de alguém”.
+ Datena anuncia afastamento do Tá na Hora e SBT define o seu substituto no programa policial
Em relação ao ‘Troféu Imprensa’, José Luiz Datena revelou que sua torcida vai para: Cariúcha: “Eu estou curioso para saber quem vai ganhar. A minha maior torcida vocês já sabem é para a Cariúcha”.
Confira:
DATENALIZANDO NO AR!!
A torcida do Datena vai para: Cariúcha!!!! E a nossa também!! Nossa apresentadora está concorrendo a categoria artista revelação!#FofocalizandoNoSBT pic.twitter.com/bSr6O4ffbi
— Fofocalizando (@pfofocalizando) April 23, 2025