A nova série do médico Drauzio Varella no ‘Fantástico‘ estreia neste domingo abordando um tema que atinge milhões de famílias brasileiras: os casos de algum tipo de demência, especialmente o Alzheimer. Dividido em três episódios, “Além do Esquecimento” irá ouvir especialistas, acompanhar tratamentos e conversar com parentes de quem recebe esse diagnóstico. Só no Brasil, 6% da população acima dos 60 anos apresenta esta condição.
+ Vai para onde? Possíveis destinos de Boninho após sua saída da Globo
“A demência é uma doença silenciosa. Quando a família percebe, ela já está dentro de casa. E os efeitos da demência são de ordem emocional, financeira e social. É preciso reorganizar a rotina“, explica Elaine Matheus, presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.
Ao longo do material, Drauzio Varella tem o objetivo de mostrar a importância de manter o cérebro ativo, apesar do diagnóstico da doença. “Mesmo para as demências irreversíveis, o diagnóstico precoce é fundamental para retardar os efeitos, que vão de esquecimentos cada vez mais graves à desorientação espacial, mudanças de humor, depressão, perda da capacidade de falar, de engolir e alucinações. Se, em média, a pessoa vive de sete a dez anos com demência, quanto mais tempo ela tiver autonomia e interagir com quem estiver ao redor, melhor“, afirma o médico.
Essa Eu Quero Ver
No quinto e último episódio da segunda temporada do quadro “Essa Eu Quero Ver”, a apresentadora Sabrina Sato faz uma viagem de trem-bala, que chega a 320 quilômetros por hora, entre as cidades de Tóquio e Kioto. Depois, de volta à capital japonesa, experimenta o sushi em um tradicional restaurante local – bem diferente do que é feito no Brasil –, e ainda tem tempo de conferir um ensaio do Carnaval feito pelas orientais, que atrai cerca de 500 mil pessoas por ano.
+ César Tralli pode substituir William Bonner de vez na bancada do Jornal Nacional na Globo
O ‘Fantástico’ deste domingo começa logo depois do ‘Domingão com Huck’.