Eterno casal Leleco e Muricy de Avenida Brasil, Marcos Caruso e Eliane Giardini participaram recentemente do programa Lady Night, no Multishow. Na atração, os atores se divertiram com as perguntas e tiradas inusitadas de Tata Werneck.
No entanto, houve espaço para conversas mais sérias. Os atores foram questionados sobre o etarismo na televisão e aproveitaram para fazer uma crítica à ausência de veteranos na telinha.
O assunto veio à tona quando Tata perguntou se eles achavam que a Globo era etarista. Caruso, então, respondeu que o problema não era a Globo, e Eliane Giardini, no ar como Berta em Mania de Você, concordou com o amigo.
“Problema grave”
Para Eliane Giardini, o problema não é a emissora, mas os profissionais envolvidos nas produções. “O que é a Globo hoje? A Globo não é uma senhora… Existem autores, produtos que têm problema grave com etarismo”, cravou.
“Na medida em que você baixa a idade dos protagonistas, você tem que baixar a idade das mães protagonistas, dos avós protagonistas. Eu, por exemplo, nem para bisavô sirvo mais”, completou Marcos Caruso.
Os atores também concordaram que o público sente falta de veteranos na telinha. “O público quer ver as pessoas que eles conhecem… Eu acho que tirar do ar essas pessoas que são muito conhecidas do público é uma forma de você desfidelizar, não é bom”, finalizou Caruso.
+ SBT estuda dar mais tempo no ar a Virginia Fonseca em sua programação no próximo ano
Importância dos veteranos
Na web, são muitas as reclamações de espectadores sobre a escalação de atores jovens demais para as atuais novelas da Globo. Mania de Você, por exemplo, foi alvo de críticas quando a emissora anunciou que Gabz, Agatha Moreira, Nicolas Prattes e Chay Suede responderiam pelos personagens principais.
Já No Rancho Fundo, novela finalizada nesta sexta-feira (1º), foi exaltada por trazer Andrea Beltrão, Alexandre Nero, Eduardo Moscovis e Debora Bloch como protagonistas. A experiência do quarteto foi apontada como um dos motivos do sucesso da novela.
A Globo, inclusive, já salvou uma novela ao valorizar veteranos. No ano passado, a audiência de Terra e Paixão (2023) subiu quando o autor Walcyr Carrasco passou a focar nos personagens de Gloria Pires, Tony Ramos e Eliane Giardini.