Ernesto Paglia, um dos mais prestigiados repórteres do Brasil, está de volta à Globo. Nesta última quinta-feira, 10 de outubro, junto com o cientista Osmar Pinto Júnior e a cineasta Iara Cardoso, o jornalista começou a gravar a série ‘Caça Tempestades’ na Amazônia, a continuação de um trabalho iniciado em 2013.
De acordo com informações da coluna ‘F5’, do jornal ‘Folha de S. Paulo’, Ernesto Paglia está de volta ao canal da família Marinho para comandar esse mega projeto. O quadro irá ao ar no Fantástico durante o verão, com estreia prevista para janeiro de 2025.
+ Ernesto Paglia deixa a TV Globo: “legado irretocável”
Ainda no quadro especial, o jornalista e seus colegas vão revelar os desafios de perseguir tempestades e mostrar os impactos que elas causam sobre aqueles que vivem à mercê de seus efeitos. O que eles farão é semelhante ao trabalho dos “Caçadores de Furacões”, programa dos EUA.
É válido lembrar, ainda, que o trio volta a se reunir em frente às câmeras 11 anos após a série ‘País dos Raios’, também exibida pelo Fantástico. Paglia trabalhou na Globo por 43 anos e, desde 2023, faz reportagens esporádicas e projetos específicos para a emissora. Seu último trabalho foi ao ar em janeiro e falava dos efeitos da crise climática na Groelândia.
Fim do contrato fixo com a Globo
Em dezembro de 2022, o diretor Kamel falou da saída do jornalista da Globo e lembrou da carreira de Paglia na empresa no que definiu como “ciclo de um repórter brilhante, referência para todos nós”. Em uma carta divulgada pela assessoria de imprensa do canal, Ernesto Paglia se despediu da emissora e disse ser “um privilégio ter sido repórter, na linha de frente da profissão, durante o riquíssimo período criativo dessas 4 décadas”.
+ Sandra Annenberg e Ernesto Paglia falam sobre o casamento no ‘Encontro’