Antes de se tornar atriz de novelas, Isadora Ribeiro foi modelo em algumas aberturas de programas da Globo, como o Fantástico. Neste segmento, a vinheta mais marcante que protagonizou foi a da novela Tieta (1989), na qual aparecia nua e tendo o corpo fundindo-se a elementos da natureza.
A novela, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, volta à grade da Globo a partir do dia 2 de dezembro, no Vale a Pena Ver de Novo. No entanto, a famosa vinheta deve passar por modificações para ocultar a nudez de Isadora Ribeiro.
Sabendo disso, a própria Isadora Ribeiro se pronunciou em suas redes sociais. Em seu Instagram, a atriz e modelo exaltou o trabalho realizado em Tieta e questionou a Globo sobre a decisão de modificar a abertura.
+ Reprise da novela Tieta ganhará nova abertura na Globo
“Obra de arte”
Numa publicação em seu Instagram, Isadora Ribeiro teceu inúmeros elogios à abertura de Tieta, estrelada por ela e criada por Hans Donner – na época, marido da atriz. Isadora lembrou que a abertura recebeu muitos elogios na época em que foi ao ar pela primeira vez.
“Dia 02 de dezembro começa a reprise de Tieta na TV Globo! Uma novela marcante e uma abertura icônica que tive o privilégio de protagonizar”, diz o texto publicado pela atriz.
“Na época, a abertura foi considerada uma obra de arte com o meu corpo coberto apenas de luz, mas agora gerou uma polêmica com a emissora TV Globo assinalando que haverá corte da abertura ou a exibição com tarja preta. E você, o que acha disso?”, perguntou.
+ Com nova reprise de Tieta, Globo investe em resgate, mas tem lista de novelas perdidas; confira
Nova abertura
É comum a Globo modificar aberturas consideradas ousadas demais para serem exibidas na faixa vespertina. A própria abertura de Tieta passou por modificações na ocasião da primeira reprise da novela no Vale a Pena Ver de Novo, em 1994.
No repeteco, a abertura foi ao ar com a imagem menos nítida e com os créditos dos atores rolando sobre as imagens de Isadora Ribeiro, “disfarçando” a nudez da atriz. Algo parecido aconteceu recentemente na reprise de Mulheres de Areia (1993), na qual a emissora reduziu a nitidez da imagem para não exibir os seios de Monica Carvalho, estrela da vinheta.
“Como outras reprises, a novela pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo para se adequar ao horário de exibição”, informou a emissora ao jornal O Globo.