O recente uso de inteligência artificial (IA) para remasterizar episódios do clássico seriado mexicano Chaves tem dado o que falar, especialmente entre os fãs. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os personagens com traços estranhos e desfigurados, resultado das alterações feitas pela tecnologia empregada pelo SBT nos episódios exibidos atualmente no Brasil.
O Fórum Chaves, uma das maiores comunidades brasileiras dedicadas ao programa, não poupou críticas à situação. Na última quarta-feira (1º), a página compartilhou imagens que mostram o impacto negativo da remasterização, comparada por alguns internautas a cenas de filmes de terror. “Isso não é remasterização, é só um profissional sem capacitação mexendo em um software que não sabe usar”, apontou o perfil em resposta a comentários no X (antigo Twitter).
+ Exemplo para o Brasil? Rigoroso, Big Brother da Argentina expulsa participante por ser “planta”
Uma fã também relatou problemas visíveis sem nem precisar pausar as cenas. “O Chaves apareceu com olhos azuis logo no começo do episódio. Melhor assistir à imagem original do que estragar tudo com IA”, desabafou, resumindo a insatisfação geral com as mudanças.
Críticas crescentes à tecnologia no SBT
Desde que Chaves e Chapolin voltaram à programação diária do SBT, em dezembro, as reclamações sobre a remasterização só aumentaram. Muitos já tinham percebido alterações durante as exibições especiais de outubro.
+ Mais discreto, novo “chefão” do BBB dá às caras e analisa sucesso do reality na Globo
O SBT, no entanto, saiu em defesa do projeto, afirmando que continuará utilizando a inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens. Apesar disso, a emissora garantiu, em nota, que está atenta à opinião do público e comprometida em ajustar as remasterizações para atender às expectativas dos telespectadores.
Colaborou: Renan Santos